Ponto facultativo de Carnaval altera atendimento em Joinville |
Supervisora de Joinville vence etapa estadual do Prêmio Educador Transformador e concorre na fase nacional
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Projeto “Protagonistas do Amanhã”, desenvolvido em escola municipal, reduziu defasagem em Matemática de 60% para 24% e garantiu aprovações em institutos federais e medalhas na OBMEP
Uma supervisora da Rede Municipal de Ensino de Joinville conquistou a etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae. Marisa da Silva Vicentin, da Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich, agora representa Santa Catarina na etapa nacional da premiação, disputando com educadores de outros estados.
O resultado foi anunciado em evento realizado em Florianópolis, com a presença da supervisora. Ao ser chamada como vencedora na categoria “Gestão Educacional Transformadora”, Marisa destacou a relevância do reconhecimento.
“É uma realização muito grande porque foram tarefas muito difíceis durante todo o processo para concorrer ao prêmio. Também fiquei muito feliz porque é o reconhecimento do trabalho de um ano inteiro, ganhamos pelo resultado do que foi feito com os alunos”, afirmou.
A premiação estadual foi conquistada com o projeto “Protagonistas do Amanhã”, idealizado pela supervisora e aplicado com estudantes do 9º ano. A iniciativa teve como foco a recuperação da aprendizagem de alunos com defasagem em Matemática.
A metodologia utilizou estratégias lúdicas e participativas, como “responde ou passa”, “quiz matemático”, “torta na cara” e “prova de corredor”, tornando o conteúdo mais acessível e estimulante. Em poucos meses, o percentual de estudantes com defasagem caiu de 60% para 24%.
O projeto foi desenvolvido em parceria com professores de Matemática e Língua Portuguesa, além de integrar outros componentes curriculares de forma interdisciplinar.
Resultados que ultrapassam a sala de aula
Os impactos do projeto foram além da melhoria nos indicadores de aprendizagem. Um estudante conquistou o segundo lugar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uma aluna foi aprovada em quinto lugar no Instituto Federal Catarinense (IFC) e outros 25 alunos obtiveram bolsas de estudo em escolas particulares da cidade.
“Não foi apenas a queda na defasagem. Os alunos ficaram muito mais confiantes e isso está refletindo na vida deles. Tivemos dois casos de estudantes que estavam quase em evasão escolar e um deles terminou o ano ganhando menção honrosa”, relatou Marisa.
A escola também alcançou destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com a conquista de uma medalha de ouro e uma de prata em nível nacional, além de reconhecimento institucional pelo desempenho dos estudantes.
Com os resultados expressivos, a supervisora agora disputa a etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, levando o nome de Joinville e da educação pública catarinense para o cenário nacional.

Deixe seu comentário