logo RCN

Historiadores estão em busca do caminho percorrido por uma carta assinada por Dom Pedro II, até que ela chegasse ao museu de Santa Catarina

  • Foto: André Lux/Divulgação -

Documento é de 1845, serviu para promover um militar de capitão a major do Exército Imperial Brasileiro e está no museu de São José, na Grande Florianópolis.

Historiadores em São José, na Grande Florianópolis, estão empenhados em descobrir o trajeto percorrido por uma carta histórica assinada por Dom Pedro II até sua chegada ao Museu Gilberto Gerlach, localizado no Centro Histórico da cidade. O documento em questão data de 1845 e foi utilizado para promover a ascensão de um militar de capitão a major no Exército Imperial Brasileiro.

Embora a transcrição da carta já tenha sido concluída, os historiadores ainda não têm informações sobre sua origem, a data em que chegou ao museu e qual era sua finalidade em relação a São José ou Santa Catarina. No entanto, é sabido que o militar promovido respondia pelo nome de José Maria D'Almeida Gama Lobo D'eça.

Além da assinatura do imperador, a carta também traz os nomes de dois barões e de outro indivíduo, possivelmente um funcionário, superior ou testemunha. Uma vez que todos os detalhes forem descobertos, o próximo passo, de acordo com a prefeitura, será examinar a árvore genealógica do militar promovido a fim de compreender sua relação com São José.

"Podemos redescobrir parte da história do município. Trata-se de um documento oficial militar que pode estabelecer novas conexões entre o estado, o poder militar, a religião e a história de personalidades importantes da cidade", afirmou Gabriel Medeiros, coordenador do museu.

A historiadora encarregada da transcrição da carta levou três dias para concluir o trabalho, conforme relatado pela prefeitura. O documento, que possui dimensões maiores que o formato A3, mede 42 centímetros de largura por 29,7 centímetros de altura, contendo partes dobradas e sendo escrito com tinta em uma caligrafia característica.


Conheça a história da joinvilense que
participou de todas as edições do Festival de Dança Anterior

Conheça a história da joinvilense que participou de todas as edições do Festival de Dança

Verdadeira história da Fundição Tupy Próximo

Verdadeira história da Fundição Tupy

Deixe seu comentário