Governo de SC anuncia nova escola cívico-militar em Concórdia |
Joinville sediará etapa nacional de campeonato de robótica
-
Foto: Divulgação -
Competição nacional de robótica acontece em agosto no Centreventos Cau Hansen, classifica equipes para etapas internacionais e terá nova categoria de RoboSports
Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi escolhida para sediar a etapa nacional da World Robot Olympiad (WRO) 2026, uma das maiores competições de robótica educacional do mundo. O evento será realizado no dia 29 de agosto, no Centreventos Cau Hansen, e as inscrições já estão abertas a partir desta terça-feira (10), pelo site oficial da competição.
Com o tema “Robots Meet Culture”, a edição de 2026 propõe uma reflexão sobre a relação entre a robótica e a cultura, estimulando soluções criativas e inovadoras em diferentes contextos. Cada categoria irá explorar o tema de maneira específica, alinhando tecnologia, educação e pensamento crítico.
De acordo com André Brandão Sala, CEO da Robomind, a expectativa é superar 150 equipes inscritas. “Essa etapa nacional garante vagas para competições internacionais. Joinville é uma cidade estratégica para receber o evento, tanto pela localização próxima a Curitiba quanto pela infraestrutura e pelo aeroporto”, destaca.
A etapa nacional da WRO em Joinville será classificatória para dois grandes eventos internacionais: o Open Américas, que ocorre de 25 a 27 de setembro, na Califórnia (EUA), e a final mundial da WRO, marcada para 8 a 10 de dezembro, em Porto Rico.
Uma das principais novidades da edição 2026 é a estreia da categoria RoboSports, na qual as equipes competem em duplas em partidas de tênis de mesa com robôs, construídos com materiais robóticos que atendem aos critérios técnicos da competição. A cada cinco equipes inscritas, uma vaga internacional será disponibilizada.
Além da RoboSports, a World Robot Olympiad mantém as categorias já consolidadas, como a Robomission, em que os estudantes desenvolvem robôs para cumprir desafios em circuitos cronometrados, e a Future Innovators, voltada à apresentação de projetos inovadores, no formato de feira de ciências, com avaliação de jurados especializados.
Podem participar da WRO 2026 crianças e jovens de 8 a 19 anos, de todo o Brasil, organizados em equipes. A competição reforça o papel da robótica educacional no desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico e inovação.

Deixe seu comentário