Saúde de SC alerta para riscos das “canetas emagrecedoras” com tirzepatida e retatrutida |
Consulta Pública aberta para reconhecimento da Festa das Flores como patrimônio imaterial de Joinville
-
Foto: Secom / Divulgação -
Munícipes podem participar online e compartilhar relatos sobre a importância histórica e cultural do evento
Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), está conduzindo uma Consulta Pública sobre o reconhecimento da Festa das Flores como Patrimônio Imaterial do município. O processo já está em andamento e fica aberto à participação online até o dia 31 de outubro. Para participar, basta acessar este link.
A consulta tem como objetivo coletar informações sobre a relevância da Festa das Flores para a comunidade de Joinville, com base nos relatos dos próprios munícipes. O formulário da consulta requer que os participantes preencham seus dados pessoais e, em seguida, respondam a um questionário sobre a Festa das Flores e o motivo pelo qual ela deveria ser considerada Patrimônio Imaterial do município. Também é possível anexar arquivos, como fotos e vídeos, para complementar as respostas.
Este ano marca a 83ª edição da Festa das Flores, um evento considerado o mais antigo de seu tipo no país. A festa é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina desde 2009, e como Festa Oficial do Município de Joinville desde 2010. A Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) é a responsável pela organização do evento, com apoio da Prefeitura de Joinville.
A história da Festa das Flores está documentada no Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville (IPCJ), elaborado pela Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) da Secult. O documento está anexado à deliberação positiva da Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural (COMPHAAN) em relação ao requerimento de reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial. O material também está disponível no site da Prefeitura de Joinville.
Após o término do período da consulta pública, a Secult seguirá com o processo. O objetivo é incluir a Festa das Flores no Livro de Registro de Celebrações. Em 2022, a Prefeitura concedeu o mesmo título para as Sociedades de Tiro ao Alvo Esportivo de Joinville e reconheceu o Lugar de Memória para a Sociedade Kenia Clube, também na categoria de Patrimônio Imaterial.

Deixe seu comentário