Saúde de SC alerta para riscos das “canetas emagrecedoras” com tirzepatida e retatrutida |
Operadores de turismo de Portugal visitam Joinville e ampliam promoção internacional do destino
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Grupo participou de roteiro de turismo de experiência com foco em natureza, cultura, gastronomia e inovação, fortalecendo a presença de Joinville e de Santa Catarina no mercado portuguê
Joinville recebeu, nesta semana, um grupo de operadores de turismo de Portugal para um famtour (viagem de familiarização) com foco no turismo de experiência. A ação apresentou vivências autênticas na cidade, reforçando a promoção internacional do destino e ampliando oportunidades de negócios no mercado europeu.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a presença de Santa Catarina, especialmente de Joinville, em Portugal. Atualmente, Florianópolis conta com voo direto para Lisboa, e uma nova rota aérea entre Curitiba e a capital portuguesa deve começar a operar ainda neste ano, facilitando o fluxo de turistas europeus para o Sul do Brasil.
A visita foi viabilizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). O planejamento da ação teve início em 2025, durante a participação de Joinville na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos principais eventos internacionais do setor, realizado em Lisboa.
Durante a BTL, representantes do município realizaram reuniões com operadores e agentes de viagens, apresentando os diferenciais da cidade. O projeto contou ainda com o envolvimento do Floripa Airport e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O famtour integra um roteiro mais amplo por Santa Catarina, incluindo também Florianópolis e São Francisco do Sul, promovendo o estado de forma integrada no mercado internacional.
Programação destaca turismo de experiência em Joinville
A agenda em Joinville evidenciou a diversidade cultural, natural e econômica da maior cidade de Santa Catarina. Na quarta-feira (11/2), o grupo visitou a Vigorelli, na Baía Babitonga, onde vivenciou experiências ligadas ao turismo de natureza. A programação incluiu observação de aves com integrantes do Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, permitindo contato com espécies como biguá e guará, além da contemplação da fauna local.
O agente de turismo Bruno Cláudio Oliveira Nota, de Sacavém, município de Loures, próximo a Lisboa, destacou o potencial do destino. Já familiarizado com o Brasil, ele ressaltou a segurança, a gastronomia e as possibilidades de roteiros voltados à natureza.
“Joinville é segura, tem boa gastronomia e potencial para agradar meus clientes. Podemos programar roteiros sem luxo, com muita natureza”, afirmou.
O grupo também participou de passeio de canoa havaiana, reforçando o apelo do turismo sustentável e de contemplação na região.
O roteiro incluiu ainda visitas ao Mirante de Joinville, ao Instituto Juarez Machado e ao Parque Hemero, além de experiências gastronômicas em restaurantes tradicionais. Entre os atrativos culturais, estiveram a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Museu da Dança.
A programação contemplou também visitas técnicas estratégicas à fábrica da BMW e ao Ágora Tech Park, evidenciando o potencial econômico, industrial e de inovação de Joinville. A combinação entre turismo, cultura e negócios amplia as oportunidades de comercialização do destino no mercado europeu e fortalece a imagem da cidade como polo multifacetado em Santa Catarina.

Deixe seu comentário