logo RCN

Forças de Segurança de Santa Catarina realizam abertura da Semana da Pátria

  • Foto: Roberto Zacarias / SECOM -

Transporte do Fogo Simbólico contou ainda com militares das Forças Armadas

A Solenidade de Abertura da Semana da Pátria foi realizada nesta segunda-feira, 2, com a chegada do Fogo Simbólico ao Palácio Cruz e Souza, no Centro de Florianópolis. O símbolo do ardor patriótico do povo brasileiro saiu do Quartel Histórico do Corpo de Bombeiros e foi transportado por militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), além de integrantes da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Polícia Penal e da Guarda Municipal de Florianópolis, que se revezaram na condução da tocha.

“A semana que começa é um período para cada um de nós brasileiros termos orgulho da nossa pátria. Passar esse amor pelo Brasil para os jovens e crianças, manter o patriotismo e o orgulho de ter nascido nessa terra maravilhosa é muito importante. E aqui em Santa Catarina a gente comemora durante a semana inteira porque nosso povo faz questão de carregar o verde e amarelo em todos os lugares e em todos os momentos”, disse o governador Jorginho Mello.

Coube ao comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, general Gelson de Souza, acender o fogo simbólico no Palácio Cruz e Souza. Este foi o primeiro ato alusivo ao 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. O evento de abertura da Semana da Pátria foi organizado pelo Governo do Estado e pela Liga da Defesa Nacional, que é uma entidade cívico-cultural fundada por um grupo de patriotas em 7 de setembro de 1916, sob a liderança do poeta Olavo Bilac. A entidade tem por finalidade elevar o patriotismo e o civismo, especialmente em ações voltadas à juventude.

CBMSC anfitrião do evento

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi o anfitrião do evento, cedendo o local de onde saiu a tocha. “É motivo de muito orgulho pra corporação nesse momento ter sido nomeado anfitrião da Semana da Pátria. Uma semana onde nós relembramos, revivemos, reacendemos todos os nossos valores, o amor à nossa pátria, relembrando a independência do Brasil”, explicou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.

“É um momento de honrar quem fez essa grande nação, aqueles que muito trabalharam pra que o Brasil fosse o gigante que é hoje. E relembrar então esse momento histórico, que é o dia da Pátria é um momento de muita alegria”, disse o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato da Rosa.
“É com muita alegria que a Polícia Científica pode participar dess e importa te momento. E pros nossos policiais é muito simbólico por poder demonstrar o seu patriotismo e seu amor pelo Brasil”, comentou a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.


Desfile Cívico Militar

Já no próximo sábado, dia 7 de Setembro, vai ser realizado o Desfile Cívico Militar referente ao Dia da Independência. O evento, na Avenida Beira-Mar continental, está marcado para as 8h45.

“Esse ano são mais de 5 mil participantes do desfile a pé, entre crianças, que participam do desfile escolar e grupos civis e militares e Forças de Segurança. Além do desfile motorizado com viaturas das forças armadas e das Forças de Segurança. Nós estamos realizando o planejamento desse evento com bastante carinho e toda a população é convidada a participar”, explicou coordenadora de Cerimonial do Governo do Estado, ten. cel. da PMSC, Carolina Maria Bachmann.

O desfile começa com participação dos grupos escolares e com as entidades civis. Participarão aproximadamente 1.500 alunos da rede pública de ensino da Grande Florianópolis, além de 1.600 integrantes de instituições civis que cultuam os valores do civismo e do patriotismo.

Após o desfile dos grupos escolares e das entidades civis, começa o desfile a pé, seguido do desfile motorizado das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Florianópolis), além da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. As instituições desfilarão com seus diversos grupamentos, demonstrando os serviços e especialidades que cada uma executa.

Serão 2.400 integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança, além de um total de 165 viaturas. Por fim, o evento é encerrado com o Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria da PMSC).

Haverá alteração de trânsito na Beira-Mar Continental e adjacências, com interdição de vias das 4h às 13h do dia 7 de Setembro.

Governo de SC realiza visita técnica para conhecer novas tecnologias educacionais Anterior

Governo de SC realiza visita técnica para conhecer novas tecnologias educacionais

Santa Catarina tem 8.881 vagas abertas pelo Sine Próximo

Santa Catarina tem 8.881 vagas abertas pelo Sine

Deixe seu comentário