Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville |
Com tecnologia de ponta, Joinville inicia construção da Ponte da Rua Anêmonas
-
Foto: Prefeitura de Joinville -
Obra utilizará o sistema cantitravel para preservar o meio ambiente e facilitar ligação entre os bairros Fátima e Guanabara
Foi assinada na manhã desta quarta-feira (9), na Prefeitura de Joinville, a Ordem de Serviço para a construção de mais uma grande obra para a mobilidade do município, a Ponte da Rua Anêmonas.
Construída sobre o Rio Itaum-Açú, a Ponte da Rua Anêmonas consolida uma importante ligação entre a região Sudeste e a região central da cidade, beneficiando diretamente mais de 114 mil moradores dos bairros Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Jarivatuba, Itaum e Paranaguamirim e, consequentemente, todo o município.
A estrutura de concreto armado vai ligar as ruas Anêmonas, no bairro Fátima, e Esteves Júnior, no Guanabara. A Ponte da Rua Anêmonas terá aproximadamente 200 metros de extensão (182,36 m da estrutura mais as cabeceiras) e 14 metros de largura, com duas pistas, calçada para pedestres e ciclovia dos dois lados.
“A Ponte da Rua Anêmonas vai ser uma grande transformação para a região Sul e, principalmente, para a região Sudeste. Afinal, ali na rua Guanabara junto com a rua Fátima ocorre um estrangulamento de ruas e uma necessidade muito grande de mobilidade. E a ponte possibilitará o binário entre as ruas Guanabara e Anêmonas. Então, terá uma via entrando e uma grande via saindo da região, o que vai ajudar milhares de joinvilenses, todos os dias”, afirma Adriano Silva, prefeito de Joinville.
Assim como já ocorre na construção da Ponte Joinville, será utilizado o cantitravel na obra da Ponte da Rua Anêmonas, permitindo que os trabalhos avancem com a mínima interferência no mangue e no curso d’água do Rio Itaum-Açú.
“Com o cantitravel, além dos benefícios que a técnica traz para a preservação do meio ambiente, colocamos a cidade em condições de competir com outros municípios brasileiros que já usam alta tecnologia. Então, Joinville, além de ser essa cidade que já é reconhecida nacionalmente por todas suas qualidades, passará a ser celebrada também na área de engenharia com a utilização de tecnologias evoluídas na construção de pontes”, explica Jorge Sá, secretário de Infraestrutura Urbana.
O valor da obra será de R$ 25,9 milhões. O recurso é assegurado por meio de financiamento da Prefeitura de Joinville junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2. A empresa Trilha Engenharia foi a vencedora do processo licitatório (Edital 326/2024) para a construção da Ponte da Rua Anêmonas.
Para Augusto Deotti, morador há 39 anos do bairro Fátima, a ponte é um sonho realizado. “Ela vai resultar em um grande desempenho no trânsito da região”, comemora Augusto.
Construção de pontes em Joinville
Esta é a sétima ponte anunciada pela Prefeitura de Joinville. Cinco delas já foram construídas e entregues para a comunidade: Ponte Curt Weege (ponte do Quiriri); Ponte Caminhos do Pico (Estrada João Fleith); Ponte Harald Karmann (ligando o Bucarein ao Guanabara, pela rua Nacar); Ponte Albertinho Bornschein (ligando o Bucarein ao Boa Vista) e a travessia no Morro do Amaral. A Ponte Joinville está em andamento e a Ponte da Rua Anêmonas vai iniciar a fase da montagem do canteiro de obras.
Deixe seu comentário