Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville |
Comissão de Saúde discute atendimento multidisciplinar para fibromialgia em Joinville
-
Foto: CVJ -
Reunião contou com a participação da presidente da Anfibro e debateu avanços locais, dificuldades no SUS e importância das práticas integrativas
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville realizou, nesta quarta-feira (9), uma reunião com foco na ampliação do atendimento a pessoas com fibromialgia no município. O encontro foi requisitado pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) e contou com a presença da presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos (Anfibro), Flávia Mesquita.
A principal pauta do debate foi a proposta de criação de um atendimento multidisciplinar voltado às pessoas acometidas pela síndrome, que reúne sintomas como dores crônicas, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações cognitivas e hipersensibilidade ao toque. “Joinville, como a maior cidade do estado, tem que dar exemplo”, defendeu o vereador Ascendino.
Durante sua fala, Flávia Mesquita relatou as dificuldades enfrentadas por pacientes no tratamento via SUS e destacou a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no cuidado à fibromialgia. Ela também apresentou um panorama do Projeto de Lei 3010/2019, aprovado no Senado e agora aguardando sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto institui o Programa Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, Fadiga Crônica ou Síndrome Complexa de Dor Regional, com diretrizes como o atendimento multidisciplinar, incentivo à pesquisa e divulgação de informações.
Deixe seu comentário