Saúde de SC alerta para riscos das “canetas emagrecedoras” com tirzepatida e retatrutida |
Projeto "Hora do Choro" leva música brasileira às estações de ônibus de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Quarteto Chá de Cevada promove apresentações de chorinho como parte das comemorações do aniversário da cidade
Em meio à agitação dos terminais de ônibus de Joinville, um projeto cultural busca proporcionar um pequeno alívio para os transeuntes: é o "Hora do Choro", promovido pelo quarteto Chá de Cevada. Durante o mês de março, como parte das celebrações dos 173 anos da cidade, o grupo realiza apresentações de chorinho em estações de transporte público, oferecendo um momento de calma e descontração em meio à correria cotidiana.
As apresentações tiveram início no último final de semana (1 e 2), e seguirão nos próximos dois finais de semana, contemplando as estações Pirabeiraba, Itaum e Guanabara. O objetivo do projeto é difundir o gênero musical do chorinho entre a comunidade joinvilense, sensibilizando novos públicos e promovendo o entretenimento, a identidade cultural e a interação por meio da música brasileira.
O quarteto Chá de Cevada, composto pelos músicos Fernando Galetto (cavaquinho), Ney Souza (violão sete cordas), Cláudio Moraes (flauta transversa e saxofone) e Carlinhos Ribeiro (pandeiro), busca proporcionar uma experiência musical única para os frequentadores dos terminais de ônibus. O repertório das apresentações inclui clássicos do chorinho, além de composições dos próprios músicos, como Cláudio Moraes e Ney Souza.
Para Cláudio Moraes, fundador do quarteto Chá de Cevada, tocar em locais públicos como os terminais de ônibus é uma experiência enriquecedora. "É muito gratificante levar música para espaços onde muitas pessoas têm acesso ao chorinho pela primeira vez. A reação do público é sempre muito interessante, com pessoas que param por alguns minutos para curtir o momento e se conectar conosco", relata.
O músico Fernando Galetto destaca a importância da acessibilidade cultural para revitalizar o interesse pelo chorinho. "Nos anos 80, o chorinho quase desapareceu, mas felizmente está ressurgindo e ganhando cada vez mais espaço. A ideia do nosso grupo é justamente levar essa música para as pessoas, para que elas possam redescobrir e apreciar esse gênero tão rico da nossa cultura", ressalta.
O Projeto "Hora do Choro" é uma realização do quarteto Chá de Cevada, com o apoio do Fundo Municipal do SIMDEC Joinville, promovido pela Prefeitura Municipal de Joinville através da Secretaria de Cultura e Turismo - Secult.
O quê: Projeto Hora do Choro, com o regional de choro Chá de Cevada;
Quando e onde:
- Dia 8 de março (sexta-feira), às 19h - Estação Itaum;
- Dia 9 de março (sábado), às 10h30 e às 11h45 - Estação Guanabara;
- Dia 16 de março (sábado), às 10h30 - Estação Pirabeiraba;
Quanto: Apresentações gratuitas para os frequentadores das estações de transporte público
Todas as informações sobre o projeto podem ser conferidas em: @cha_de_cevada

Deixe seu comentário