logo RCN
Bastidores do Poder

Os esforços de Jorginho pela aclamação

Eleição por aclamação não tem graça; Direita unida ou única ? Procura-se um parceiro fiel


REELEIÇÃO
Desde que se mudou para o Palácio da Agronômica, o governador Jorginho Mello não deixa de pensar na sua reeleição. Os esforços permanentes são para de toda forma, de todo jeito, esse caminho ser facilitado.


ÚNICO

O sonho do governador, é ser o único nome da direita em Santa Catarina, disputando contra um nome da esquerda, que sabe-se muito bem, não tem um percentual grande de eleitores em solo barriga verde.


CONCORRENTE

Acontece que, para conseguir atingir esse primeiro objetivo, Jorginho vai ter que tirar do páreo, uma outra liderança forte da direita catarinense, trata-se do prefeito de Chapecó João Rodrigues, pré-candidato a governador pelo PSD.


AMIGOS

Se Jorginho é amigo de Bolsonaro desde 2018 quando se elegeu senador, João Rodrigues conhece o ex-presidente muito antes disso, quando ambos, João e Jair, eram deputados em Brasília.


PREOCUPADO

Essa disputa pelo eleitorado de direita de Santa Catarina, tem deixado o governador preocupado. O sonho do pai de Filipe Mello, é ter João Rodrigues em sua chapa, disputando senado, deixando o caminho livre pra reeleição.


FATOR CAROL

O problema é que da mesma cidade e região de João Rodrigues, - nome que Jorginho gostaria de ter como candidato ao senado – é a deputada federal Carol de Toni, frequentemente lembrada e apontada por Bolsonaro como um dos seus nomes preferidos pra disputar uma
vaga no Senado Federal por Santa Catarina.


NÃO TEM GRAÇA

Uma eleição ladeira a baixo, como se diz no linguajar dos bastidores da política, não tem graça. Eleição por aclamação torna o processo eleitoral sem atrativos. Quando há disputa, o eleitor tem algo a mais pra observar.


SER DE DIREITA

Ser de direita não é ser de um partido só. O monopólio da direita catarinense nas mãos de apenas uma sigla, não faz bem pra política estadual. Esse será o principal tema da discussão do ano que vem.


DIREITA UNIDA ?

Unida ou não, a direita sempre terá o maior percentual dos votos em solo catarinense. É tradição, é da cultura do povo de Santa Catarina, dar vitórias expressivas para a direita. A eleição ficará entre nomes desse campo.


PROCURA-SE

O que Jorginho e João farão a partir de agora, e na verdade já estão fazendo, é procurar parceiros fiéis. Os principais em Santa Catarina, pra qualquer empreitada eleitoral, sempre serão MDB e PP.


INCLINAÇÕES

Hoje o MDB está inclinado a caminhar com Jorginho. O PP está inclinado a caminhar com o João. Mas isso é tema para a próxima coluna.


Joinville, 8 de abril de 2025

O casamento eleitoral de 2026 em Santa Catarina Anterior

O casamento eleitoral de 2026 em Santa Catarina

Joinville e o seu protagonismo na política estadual Próximo

Joinville e o seu protagonismo na política estadual

Deixe seu comentário