logo RCN

Samu e Corpo de Voluntários de Emergência realizam simulado de acidente aéreo em Joinville

  • Foto: Divulgação SUE/DAPM -

Treinamento testa tempo de resposta e integração entre equipes de resgate para aprimorar protocolos de segurança

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina participaram, nesta sexta-feira (1º), de um simulado de acidente aéreo no aeroporto de Joinville, em parceria com o Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). O exercício reuniu companhias aéreas, autoridades de aviação civil e equipes de emergência, com o objetivo de avaliar a resposta conjunta em situações de acidentes aéreos, identificando melhorias para uma atuação mais coordenada.

Durante o simulado, 90 voluntários representaram vítimas de diferentes níveis de gravidade, distribuídas em áreas sinalizadas por lonas coloridas, de acordo com a gravidade das lesões. Segundo Alfredo Hebbel Busch, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência, o treinamento seguiu rigorosos procedimentos de triagem e transporte, essenciais para o preparo das equipes em casos reais. "Cada vítima recebeu uma etiqueta com a descrição das lesões, e foi triada para atendimento adequado, incluindo definição de transporte por ambulância ou helicóptero", explicou Busch.

Esse tipo de simulação é vital para aprimorar a resposta rápida e salvar vidas, reforçando a preparação das equipes de resgate em eventuais situações de crise.

Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre tentativa de golpe com e-mails falsos Anterior

Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre tentativa de golpe com e-mails falsos

Batalhão de Pronta Resposta completa um ano em Joinville Próximo

Batalhão de Pronta Resposta completa um ano em Joinville

Deixe seu comentário