Abertas inscrições para Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC |
Mutirão no Itinga recolhe 2,3 toneladas de entulhos e combate focos de Dengue
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Ação da Prefeitura de Joinville envolve múltiplas secretarias e orienta mais de 400 locais sobre medidas preventivas contra o Aedes Aegypti
Durante o mutirão de combate à dengue realizado no bairro Itinga, foram recolhidas 2,3 toneladas de entulhos acumulados em locais irregulares, que poderiam se tornar ambientes ideais para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
A ação, coordenada pela Vigilância Ambiental da Prefeitura de Joinville, ocorreu na manhã de sábado (3) e contou com o apoio de profissionais da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Guarda Municipal e Defesa Civil), Departamento de Trânsito, Secretaria de Infraestrutura Urbana, através da Unidade Regional de Obras Sul e Corpo de Bombeiros Voluntários.
Além da eliminação de possíveis focos, os agentes visitaram mais de 400 locais, incluindo comércios e residências, para orientar a população sobre medidas que devem ser mantidas durante todo o ano, mesmo em temperaturas mais baixas. Dados da Fiocruz indicam que os ovos do mosquito Aedes Aegypti podem permanecer viáveis por mais de um ano, aguardando condições ideais de temperatura alta e umidade para eclodirem, e podem ser depositados em pequenos objetos, como tampinhas de garrafas.
A população pode contribuir para o combate à dengue eliminando esses recipientes e seguindo as ações dos 10 minutos contra a dengue, mesmo fora do verão. Uma vistoria rápida no quintal de casa ou no ambiente de trabalho é suficiente para identificar e eliminar esses depósitos.
O programa “10 Minutos Contra a Dengue” é uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de Joinville. A recomendação é inspecionar cuidadosamente os pontos indicados e, se houver risco de se tornarem locais de proliferação, eliminar os objetos. As ações incluem:
- Manter caixas d’água vedadas
- Limpar totalmente as calhas
- Fechar bem galões, tonéis, poços e tambores
- Guardar pneus em lugares cobertos e sem água
- Armazenar garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
- Manter ralos limpos e com tela
- Limpar bandejas de ar condicionado e geladeira, evitando acúmulo de água
- Preencher pratos de vasos de planta com areia até a borda
- Evitar acúmulo de água em bromélias e outras plantas
- Manter vasos sanitários sem uso sempre fechados
- Esticar lonas de coberturas para evitar poças
- Manter piscinas e fontes sempre bem fechadas
Deixe seu comentário