logo RCN

Governo do Estado realiza sexta edição do mutirão de cirurgias de coluna em crianças e adolescentes

  • Foto: SES / Divulgação -

Ação no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, busca reduzir tempo de espera e melhorar qualidade de vida de jovens com escoliose

O Governo do Estado continua a avançar na realização de cirurgias eletivas, desta vez focando em pacientes pediátricos. O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira (5), a sexta edição do mutirão de cirurgias de coluna, que se estenderá até quinta-feira (8). O objetivo é não só reduzir o tempo de espera pelos procedimentos, mas também oferecer tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com escoliose em Santa Catarina. A ação é realizada em parceria com a entidade filantrópica Global Spine Outreach (GSO).

Nesta edição, 50 crianças e adolescentes passarão por atendimentos ambulatoriais, enquanto 10 pacientes serão submetidos a cirurgias. Os pacientes foram selecionados da fila do Sistema de Regulação com base na gravidade de suas condições clínicas. Após as cirurgias, aqueles que já são acompanhados ambulatorialmente continuarão a receber cuidados no ambulatório de ortopedia da instituição.

Ricardo Acácio, ortopedista do Hospital Infantil e coordenador da campanha, descreve a ação como um esforço coletivo da equipe do hospital e dos voluntários dedicados à causa. “Esse projeto contribui para diminuir a fila de espera por cirurgias em Santa Catarina e, acima de tudo, proporciona um olhar humanizado, incentivando outros profissionais a dedicarem seu tempo e conhecimento em prol de uma causa maior”. O projeto também conta com o apoio dos ortopedistas do hospital, doutores Rodrigo Lauffer e Carlos Maçaneiro.

Desde o início do projeto, em 2022, já foram realizados 52 procedimentos cirúrgicos, reduzindo significativamente o tempo de espera dos pacientes. A ação conta com o apoio de empresas privadas e profissionais voluntários, incluindo cirurgiões dos Estados Unidos, Ribeirão Preto e Campinas. O Global Spine Outreach é uma entidade filantrópica afiliada à Scoliosis Research Society (SRS), a maior organização mundial dedicada ao estudo e promoção da saúde na escoliose.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria atende mensalmente cerca de 14 mil crianças e adolescentes de todo o estado, todos custeados pelo SUS. A instituição é referência em assistência especializada na área de pediatria, como cirurgia cardíaca e saúde mental. Em 2022, o hospital foi reconhecido como o 6º mais eficiente do SUS no Brasil, uma premiação inédita realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).


Entendendo a Escoliose

A escoliose é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna, que faz com que o corpo se incline lateralmente, podendo causar dores nas costas e até alterações na estrutura anatômica. A doença tem cura e quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de recuperação do paciente. O tratamento pode incluir o uso de coletes, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia corretiva.

Estados do Sudeste e Sul lideram índice nacional de inovação Anterior

Estados do Sudeste e Sul lideram índice nacional de inovação

Mutirão no Itinga recolhe 2,3 toneladas de entulhos e combate focos de Dengue Próximo

Mutirão no Itinga recolhe 2,3 toneladas de entulhos e combate focos de Dengue

Deixe seu comentário