Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 encerra com índice de presença superior ao ano anterior |
Oficina de Sukashibori na Casa da Cultura oferece introdução à técnica milenar japonesa
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
3ª edição do “Vivências em Cerâmica” apresenta workshop com vagas limitadas para interessados em cerâmica, com inscrições abertas
A Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, realiza no próximo sábado, 9 de novembro, uma oficina de introdução ao Sukashibori, técnica milenar japonesa de cerâmica. Parte da 3ª edição do projeto “Vivências em Cerâmica”, o evento oferece duas turmas, com 15 vagas cada, no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. O workshop acontece na Casa da Cultura, em Joinville.
Ministrada pela ceramista Nanna Car, a oficina de Sukashibori é aberta ao público e ideal para pessoas com pouca ou nenhuma experiência na arte da cerâmica. A técnica, que envolve perfurações ou recortes na peça quando ela está no estágio conhecido como “ponto de couro médio”, traz um estilo refinado e detalhado à cerâmica, ideal para quem quer explorar novas expressões artísticas no material.
As inscrições custam R$ 165 e incluem todo o material necessário. Os interessados podem se inscrever online. Informações adicionais sobre a oficina e o projeto podem ser obtidas pelo Instagram @vivencias_em_ceramica.
Outras oficinas
No dia 7 de dezembro, será realizada a oficina de queima de raku com demonstração de queima obvara, com Moisés Feliciano da Cruz. O raku é uma técnica japonesa adaptada, considerada umas das queimas de esmalte vidrado mais rápida da cerâmica, onde o ceramista retira a peça do forno ainda incandescente, coloca em materiais vegetais orgânicos, onde passa por um processo de redução e oxidação, e na sequência resfria com água, obtendo peças únicas. Os horários são das 8h às 12h e de 13h30 às 18h, com 12 vagas por turno.
Em setembro, ocorreu a abertura da 3ª edição do "Vivências em Cerâmica" com a palestra “Cerâmica e criatividade: a importância do processo criativo no curso de cerâmica da Casa da Cultura”, com a artista e professora Ângela Muryn. Também teve a oficina “A Magia das Ocarinas de Cerâmica” com o artista Rodrigo Novack.
A 3ª edição do “Vivências em Cerâmica” é realizada pela Associação de Amigos da Casa da Cultura, com apoio da Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura de Joinville.
Deixe seu comentário