NOTÍCIAS

Prefeitura presta contas sobre aplicação dos recursos municipais

  • Mauro Artur Schlieck -

Os vereadores da Comissão de Finanças acompanharam nesta quarta-feira (24) a apresentação da prestação de contas da Secretaria da Fazenda sobre o período entre setembro e dezembro de 2020. Os números englobam a arrecadação e as despesas do orçamento municipal ao longo do ano, que foi tumultuado pela Covid-19, bem como a adequação dos dados à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Constituição Federal.

Sobre os números da Constituição Federal, os principais são os limites mínimos de despesas a serem realizadas em saúde e educação. No campo da saúde, o município destinou 38,84%, enquanto o mínimo constitucional é de 15% da receita corrente líquida (que corresponde, em geral, à soma dos impostos e tributos recolhidos no âmbito do município). A contadora do município Ketty Benkendorf, que apresentou os números e esclareceu dúvidas dos parlamentares, começou a explicar o alto índice com a frase: "nós temos algo aqui chamado Hospital Municipal São José".

O custeio hospitalar corresponde a 60,9% das despesas em saúde do município (e a maior parte dessa fatia se refere ao São José), enquanto a atenção básica, a 23,9%. Quando se fala em atenção básica, ela é composta principalmente por unidades básicas de saúde.

Quem focou nesse ponto foi o vereador Henrique Deckmann (MDB). Ele defendeu que o município priorize a prevenção em saúde em vez da hospitalização, e sugeriu que seja ampliada a fatia de despesas na vigilância epidemiológica, que correspondeu, na apresentação, a pouco mais de 2% do total destinado à saúde.

Ketty explicou que a apuração de despesas na área da saúde tem motivado ações, no âmbito da Secretaria de Saúde, de priorizar a abertura de unidades de saúde no lugar de prontos-atendimentos. A contadora mencionou que não se pode focar exclusivamente na atenção básica porque o hospital supre uma "questão social" e ressaltou a importância da unidade no atual momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Sobre esse tópico, o presidente da Comissão de Finanças, Wilian Tonezi (Patriota), apresentou na sessão de ontem (23) uma moção que pedia para que o governo do estado se comprometa com 30% da folha salarial do hospital. A proposição foi aprovada na sessão de hoje e deve ser encaminhada para autoridades estaduais nos próximos dias.

Educação

No campo da Educação, o município destinou 22,99% da receita corrente líquida. O número está aquém dos 25% exigidos pela Constituição. A preocupação com o atingimento do percentual já motivou, em agosto do ano passado, que a Frente Nacional de Prefeitos pedisse ao governo federal a flexibilização excepcional do número. A questão está em debate no Congresso Nacional com a PEC do Pacto Federativo, que prevê a desvinculação do índice.

Outra discussão legislativa em âmbito federal também motivou dúvidas de Deckmann sobre como as mudanças possíveis da reforma tributária podem impactar a arrecadação do município e os números orçamentários. O parlamentar pediu à equipe da Prefeitura para que haja maior detalhamento sobre os impostos e contribuições nas próximas apresentações.

Folha

O comprometimento do orçamento com a folha de pagamento no período de setembro a dezembro de 2020 foi de 48,6%, número que a Lei de Responsabilidade Fiscal define como "limite de alerta". Ketty explicou aos parlamentares que o índice funciona mais como um "sinal amarelo", sem impor restrições ao município.

Seria diferente caso ultrapassasse os 51,3% de comprometimento, o "limite prudencial", que impede algumas contratações do município. O último é o "limite máximo", de 54%, que pode acarretar a perda de transferências de recursos de outros entes federados e que são uma importante fonte de receita para Joinville. "Nunca vi 54% e quero continuar sem ver", pontuou a contadora.

Dívida

A dívida consolidada líquida do município em 2020 ficou em 16,74% da receita corrente líquida, ante um limite definido pelo Senado de 120%.(Divisão de Jornalismo CVJ - Sidney Marlon de Azevedo)

Defesa Civil emite alerta para elevados volumes de chuva nas próximas 24 horas Anterior

Defesa Civil emite alerta para elevados volumes de chuva nas próximas 24 horas

SC começa distribuir novas doses da vacina contra a Covid-19 para as regionais de saúde Próximo

SC começa distribuir novas doses da vacina contra a Covid-19 para as regionais de saúde

Deixe seu comentário