Prefeitura de Joinville lança edital para ampliar videomonitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Projeto prevê investimento estimado de quase R$ 122 milhões e pode chegar a até 8 mil câmeras integradas ao programa Joinville Sempre Alerta

A Prefeitura de Joinville publicou edital para a contratação de empresa especializada em serviços de videomonitoramento com uso de câmeras dotadas de reconhecimento facial e recursos de inteligência artificial. O projeto prevê a ampliação do programa Joinville Sempre Alerta e tem valor estimado de quase R$ 122 milhões.

O serviço a ser contratado inclui sistemas gerenciais de operação que possibilitem integração com outras plataformas da administração municipal, além do fornecimento de estrutura, equipamentos e mão de obra necessários para a implantação e manutenção do sistema. O processo licitatório está na fase de esclarecimentos, período em que as empresas interessadas podem tirar dúvidas e encaminhar questionamentos. A data limite para o cadastro das propostas e o início da sessão pública está marcada para o dia 16 de janeiro, às 8h30.

De acordo com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, o projeto de videomonitoramento contempla a análise de características, leitura de placas de veículos e reconhecimento facial, com a instalação de câmeras em prédios públicos e em postes distribuídos pela cidade. “Qualquer pessoa que entre em uma unidade da Prefeitura vai passar por uma câmera de reconhecimento facial”, explica.

O edital prevê a possibilidade de instalação de até 8 mil câmeras, conforme a necessidade e o crescimento urbano. Na primeira etapa, serão implantadas 3.650 câmeras, sendo cerca de 3 mil em vias públicas, todas com inteligência artificial e reconhecimento facial. Outras 350 unidades serão destinadas a prédios públicos, como escolas e unidades de saúde.

O projeto também inclui a instalação de até 200 câmeras do tipo LPR (Leitura de Placas de Veículos), que permitirão a criação de um “cinturão digital” nas entradas e saídas do município. “Todo veículo que entrar ou sair de Joinville vai passar por uma câmera dessa”, destaca o secretário. Além disso, estão previstas 55 câmeras speed dome, capazes de captar imagens em 360 graus e realizar aproximações a longa distância, tecnologia que ficará à disposição das forças de segurança.

Paralelamente, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública finaliza a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), que funcionará na sede da pasta. A central será responsável por gerenciar todos os sistemas integrados de monitoramento. “Já somos uma das cidades mais seguras do país e a tendência, com essa nova tecnologia, é sermos ainda mais seguros”, afirma Rigo.

O projeto foi desenvolvido com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades, como São Paulo, que opera o sistema Smart Sampa. Segundo o secretário, na capital paulista o uso de reconhecimento facial resulta, em média, em oito a nove prisões diárias. “Quando a imagem de alguém com pendências na Justiça é cadastrada, o sistema identifica automaticamente essa pessoa ao passar por uma câmera”, explica.

Atualmente, Joinville conta com 2.068 câmeras de monitoramento em operação. Com a ampliação, além da segurança pública, outras áreas da administração municipal também serão beneficiadas, como Educação, Saúde, Infraestrutura, Companhia Águas de Joinville e Defesa Civil. “Os pontos de alagamento, por exemplo, poderão ser detectados pelas câmeras e as informações chegarão diretamente à nossa Central”, ressalta Rigo. A proposta prevê ainda o compartilhamento das imagens com outras forças de segurança, reforçando a atuação integrada no município.

Prefeitura de Joinville lança edital para ampliar videomonitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial Anterior

Prefeitura de Joinville lança edital para ampliar videomonitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial

Guarda Municipal conduz três pessoas à delegacia por pichação no Parque da Cidade Próximo

Guarda Municipal conduz três pessoas à delegacia por pichação no Parque da Cidade

Deixe seu comentário