Joinville avança em projeto de videomonitoramento com inteligência artificial
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Sistema prevê câmeras com reconhecimento facial, leitura de placas e monitoramento em ruas e prédios públicos
A Prefeitura de Joinville realizou na manhã desta sexta-feira (16) a abertura das propostas do edital para contratação de empresa especializada no serviço de videomonitoramento por meio de câmeras com reconhecimento facial e recursos de inteligência artificial.
Vinte empresas participaram e a classificada em primeiro lugar foi a CLD Construtora, Laços Detetores e Eletrônica Ltda, com uma proposta no valor de R$ 119.740.000,00. O valor é R$ 2,25 milhões abaixo do máximo estipulado. Ainda assim, não é possível definir a empresa vencedora, visto que há etapas a serem seguidas conforme o edital.
As próximas etapas do processo licitatório são a apresentação da proposta atualizada nos termos do edital; a análise e julgamento da proposta; a convocação para apresentação dos documentos de habilitação; e a análise e julgamento dos documentos de habilitação.
Depois dessas etapas, ainda ocorrem a prova de conceito (demonstração e avaliação das funcionalidades e observação do funcionamento prático da solução ofertada pela proponente classificada em primeiro lugar) e o teste em escala real (validação das informações de solução tecnológica da proposta).
Videomonitoramento com reconhecimento facial
O projeto de videomonitoramento consiste na análise de características, leituras de placas e reconhecimento facial com instalação de câmeras nos prédios públicos e nos postes instalados nas ruas.
Até 8 mil câmeras poderão ser instaladas, conforme a necessidade e o crescimento da cidade. Em um primeiro momento, serão 3.650 câmeras, 3 mil de rua, todas com inteligência artificial, com reconhecimento facial. Mais 350 serão instaladas em prédios públicos, como unidades da Educação e Saúde.
Joinville também vai contar com 55 câmeras speed dome, que captam imagens em 360 graus, podendo fazer uma aproximação a longa distância, e até 200 câmeras LPR, que fazem a leitura e o registro de placas de veículos.

Deixe seu comentário