Secretaria de Educação promove colônia de férias em CEIs da Rede Municipal

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Atividades de lazer atendem crianças de um a cinco anos durante o recesso escolar

O projeto Férias de Verão, da Secretaria de Educação de Joinville, está recebendo 1.285 crianças de um a cinco anos de idade para atividades recreativas em dez Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino durante o recesso escolar. O projeto começou na terça-feira (13) e segue até 30 de janeiro.

“A Prefeitura abre suas unidades de Educação Infantil no período de férias escolares para atendimento às famílias que precisam desenvolver suas atividades laborais, não tem onde deixar seus filhos e, assim, têm a oportunidade de trazê-los aos nossos CEIs”, explica Julcimara Trentini, gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Joinville.

O objetivo é oferecer apoio para as famílias que trabalham integralmente durante o período e garantir a diversão das crianças com segurança.

“É um atendimento com objetivo exclusivo de atividades de lazer. Nesse momento da colônia de férias, a gente traz atividades para que a criança se sinta de férias realmente. São brincadeiras mais livres, temos brincadeiras com água, de correr, de caça ao tesouro. Algumas unidades simularam um espaço de praia, para que as crianças sintam esse momento como se estivessem de férias mesmo. Tudo muito organizado e para que as crianças fiquem neste período brincando ainda mais intensamente no CEI”, diz a gerente.

O projeto é voltado exclusivamente para as crianças matriculadas para o ano letivo de 2026 em CEIs da Rede Municipal de Ensino ou em unidades credenciadas com o município, cujo grupo familiar esteja em atividades laborais em janeiro de 2026. São crianças do Berçário II, Maternal I, Maternal II, 1° período e 2° período, previamente inscritas.

“Organizamos o atendimento por regiões, são dez unidades abertas, uma em cada região da cidade. O pai e a mãe, no momento da inscrição, selecionaram a unidade escolar mais próxima de sua residência”, explica Julcimara. O atendimento da criança é no mesmo turno e turma que vai frequentar o período regular de ensino.

As unidades oferecem atendimento diário, exceto aos fins de semana, nos turnos matutino, vespertino e integral. “É um projeto pensado com bastante antecedência, então o pai e a mãe tiveram a oportunidade de inscrever seu filho em outubro, porque nós precisamos desse tempo para organizar as unidades, número de profissionais, alimentação, para deixar essa estrutura adequada para o recebimento das crianças”, diz a gerente.

“Os profissionais que estão atendendo são os professores da Rede Municipal de Ensino que foram convocados para trabalhar nesse período de férias, são professores e auxiliares no mesmo modelo do atendimento do ensino regular”, complementa.

Para 2026, foram abertas 1,5 mil vagas e 1.285 crianças foram inscritas. Para seleção dos inscritos, foram utilizados critérios como beneficiários do Programa Auxílio Brasil e crianças vulneráveis socialmente (crianças inseridas em acolhimento familiar ou institucional). Os responsáveis legais devem estar exercendo função remunerada e apresentar negativa de férias durante o período do atendimento.


Unidades que participam do Projeto Férias de Verão

CEI Itaum – Floresta
CEI Branca de Neve – Costa e Silva
CEI Zelândia Thomazi Bratti – Iririú
CEI Bem-Me-Quer – Jardim Paraíso
CEI Sigelfrid Poffo – Vila Nova
CEI Cachinhos de Ouro – Extensão – Pirabeiraba
CEI Doce Infância – Nova Brasília
CEI Pão de Mel – Paranaguamirim
CEI Iraci Schmidlin – Jarivatuba
CEI Eliane Kruger – Boehmerwald

Embarques na Rodoviária de Joinville crescem mais de 10 mil em um ano Anterior

Embarques na Rodoviária de Joinville crescem mais de 10 mil em um ano

Joinville avança em projeto de videomonitoramento com inteligência artificial Próximo

Joinville avança em projeto de videomonitoramento com inteligência artificial

Deixe seu comentário