NOTÍCIAS

Hospital das Forças Armadas usa contêiner como necrotério

  • Wagner Pires / Futura Press - Vista da fachada do Hospital das Forças Armadas em Brasília

Distrito Federal vive auge da pandemia; unidade é frequentemente usada por autoridades do governo federal

O Hospital das Forças Armadas (HFA), localizado no Distrito Federal, atingiu 90% da ocupação da sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no momento em que a capital federal vive o auge da pandemia de covid-19. Desde o ano passado, a unidade utiliza um contêiner frigorífico alugado para ampliar o espaço de necrotério.Ligada ao Ministério da Defesa, a unidade é referência no tratamento da covid-19. A taxa de ocupação de leitos deste hospital, no entanto, não é divulgada. Já outros hospitais públicos e privados do DF têm o número de leitos livres divulgados pela Secretaria de Saúde local.

O HFA é frequentemente utilizado por autoridades do governo federal. O presidente Jair Bolsonaro realizou exames e, em janeiro de 2020, uma cirurgia de vasectomia na unidade. Já o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, passou os últimos dias de seu tratamento da covid-19 internado no HFA.

O governo federal não responde se o HFA, em plena pandemia, reserva leitos de UTI para militares e seus familiares. Segundo dados da Secretaria de saúde do DF, a capital federal tem 150 pacientes na lista de espera por leitos de UTI, sendo que 83 tem suspeita de contaminação pela covid-19.

Em nota, a Defesa afirma que o necrotério do HFA foi desenhado para atender demandas da década de 1970 e já precisava de ampliação desde 2005, ou seja, antes da pandemia. O ministério também afirma que a contratação do contêiner exige atender a legislação, "que determina que os corpos de doenças infectocontagiosas sejam acondicionados em separado e com refrigeração adequada".

Entenda por que decisão de Fachin torna Lula elegível para 2022 Anterior

Entenda por que decisão de Fachin torna Lula elegível para 2022

Aniversário de Joinville será comemorado de forma virtual Próximo

Aniversário de Joinville será comemorado de forma virtual

Deixe seu comentário