Carnaval de Joinville 2026/2027 começa com escolha da Corte no Expocentro
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Rei Momo, Rainha e Princesas são eleitos em evento que marcou a abertura oficial do Carnaval de Joinville e reuniu grande público neste domingo
O Carnaval de Joinville foi oficialmente aberto neste domingo (18) com a escolha da Corte que irá representar a folia nos anos de 2026 e 2027. O Concurso da Realeza aconteceu no Expocentro Edmundo Doubrawa e reuniu um público animado, que nem mesmo o calor intenso afastou da torcida pelos candidatos.
Josué da Silva e Silva, representante do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade, foi eleito Rei Momo do Carnaval de Joinville. Já o título de Rainha ficou com Juliana da Rosa Pereira, da Associação Recreativa Escola Fusão do Samba. A Corte é completada por Isadora de Oliveira Silva (Unidos pela Diversidade), eleita 1ª Princesa, e Josiane dos Santos Lidora (Fusão do Samba), como 2ª Princesa.
Emocionada ao ser anunciada Rainha do Carnaval, Juliana não conteve as lágrimas. Passista desde os quatro anos de idade, ela destacou que o título representa a realização de um sonho de infância. “É o sonho de toda passista estar no posto de Rainha e espero honrar esse cargo lindamente. Quero inspirar outras meninas a estarem aqui, dizer que elas podem sonhar”, afirmou.
Para o Rei Momo Josué, a coroação também teve um significado especial. “É um sonho de menino. Desde os seis anos de idade, quando tive o primeiro contato com as escolas de samba, sempre desejei a faixa, a coroa e o cetro. Eu não me via nesse papel quando era criança, mas este ano surgiu a oportunidade”, contou.
Processo de escolha da Corte
Ao todo, dez candidatas concorreram ao título de Rainha e cinco candidatos disputaram o posto de Rei Momo. Todos foram indicados pelas escolas de samba filiadas à Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e por blocos do Coletivo de Blocos de Rua.
A escolha foi feita por uma banca composta por sete jurados, que avaliaram critérios como comunicação, domínio da dança, elegância e simpatia. Segundo o presidente da LIESJ, Gabriel de Paula, a decisão não foi simples. “A comissão julgadora teve uma missão árdua e foi necessário utilizar critérios de desempate, mas conseguimos coroar a nossa Corte”, destacou.
O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, reforçou a relevância do concurso. “Esse é um momento muito importante, porque a Corte será a cara do Carnaval de Joinville pelos próximos dois anos”, afirmou.
Após a definição da Realeza, o público acompanhou uma animada roda de samba comandada pelo músico Marco Andrei.
Próximas atrações do Carnaval de Joinville
Depois do Concurso da Realeza, o próximo evento oficial do Carnaval de Joinville será o ensaio técnico para o Desfile das Escolas de Samba, marcado para o dia 1º de fevereiro, na avenida Beira Rio. Na ocasião, as agremiações realizam um simulado do desfile oficial para ajustes de som, iluminação, evolução, canto do samba-enredo e coreografias. O ensaio é ainda mais importante neste ano, já que o Desfile volta a ser competitivo.
O Desfile das Escolas de Samba ocorre no dia 7 de fevereiro. Antes da passagem das agremiações, o Afoxé Omilodê fará a tradicional lavagem da avenida. A ordem dos desfiles será: Associação Recreativa Escola Fusão do Samba, Escola de Samba Príncipes do Samba, Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade e Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão.
No dia 8 de fevereiro, acontece a apuração no Centreventos Cau Hansen, além do Carnaval da Família, com baile infantil, atividades para pets e encontro dos blocos de rua.
“O nosso Carnaval é feito com alma e muita dedicação. As escolas trabalham o ano inteiro para o desfile na avenida. Por isso, convidamos todos a participarem conosco nos dias 7 e 8 de fevereiro, com segurança e alegria, abrindo os festejos carnavalescos em Santa Catarina”, convida o secretário Guilherme Gassenferth.
O Carnaval de Joinville é realizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), com promoção da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e apoio da Fundação Catarinense de Cultura do Governo de Santa Catarina.

Deixe seu comentário