logo RCN

Santa Catarina fortalece mercado de engenharia com o programa Universidade Gratuita

  • Foto: Marco Favero/ Arquivo / Secom GOVSC -

Iniciativa do Governo do Estado já beneficia quase 4 mil estudantes da área e impulsiona o desenvolvimento catarinense

O programa Universidade Gratuita tem se mostrado um grande aliado não apenas para os estudantes, mas também para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. A iniciativa do Governo do Estado já beneficia cerca de 4 mil alunos de cursos de engenharia, uma área que enfrenta déficit de mão de obra qualificada e é essencial para o crescimento do estado.

A necessidade de engenheiros aumentou ainda mais com a expansão industrial catarinense, que cresceu 7,7% em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse avanço, o maior do Brasil no período, reforça a importância de investir na formação de profissionais capacitados para atender à crescente demanda do setor.

“O Universidade Gratuita tem entre os objetivos permitir que o catarinense faça o curso dos seus sonhos e suprir as necessidades do mercado local. Quanto mais empresas e indústrias crescerem por aqui, mais engenheiros a gente vai ter que formar nas mais diversas áreas. Então nós estamos vendo na prática dois benefícios do programa: dar oportunidade de estudo pra quem quer e precisa e atender a necessidade do empresariado que gera empregos em Santa Catarina”, destacou o governador Jorginho Mello.

Os estudantes contemplados pelo programa precisam seguir critérios específicos para garantir o benefício integral. O Governo do Estado cobre 100% do valor da graduação até a conclusão do curso. Em contrapartida, os beneficiados deverão prestar até 480 horas de serviço à comunidade dentro de um período de dois anos após a formatura.


Sonho realizado

Evelin Denoni, estudante da quarta fase de Engenharia Mecânica no Sul do estado, é uma das beneficiadas pelo programa e não esconde a felicidade pela oportunidade. “Quando lançaram o Universidade Gratuita, eu pensei: ‘agora é minha chance’. Quando vi que era 100% custeado, não acreditei. Investir na educação e na formação de profissionais para ajudar a comunidade é algo inovador”, conta.

A mãe da estudante, Silvana Denoni, lembra que a família teve muitas dúvidas e preocupações sobre como pagaria a faculdade da filha. “Eu cheguei a chorar, mas foi muito boa essa notícia. Sempre pedia a Deus que desse essa oportunidade para ela. Vejo tanta gente ganhando bolsa e pensava: por que ela não poderia ganhar também? O Jorginho prometeu e cumpriu, e agora, graças a ele, temos a Evelin na faculdade”, afirmou.


Expansão do programa

Em 2024, o Universidade Gratuita concedeu mais de 41 mil bolsas de estudo em diversos cursos de graduação. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 507 milhões no programa apenas neste período. Até 2026, a expectativa é que o investimento ultrapasse R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes catarinenses.

“O Universidade Gratuita é um programa grandioso idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello, que está realizando sonhos de famílias de todas as regiões do estado. Os estudantes beneficiados se tornarão grandes profissionais e irão contribuir para o desenvolvimento das suas comunidades”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Palestras aproximam alunos da obra da Ponte Joinville Anterior

Palestras aproximam alunos da obra da Ponte Joinville

Saúde no Carnaval: como curtir a folia com segurança Próximo

Saúde no Carnaval: como curtir a folia com segurança

Deixe seu comentário