logo RCN

Palestras aproximam alunos da obra da Ponte Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Unidade escolar no bairro Boa Vista recebe explicações sobre o processo construtivo e impactos ambientais da nova estrutura

Alunos do 6º ao 9º anos da Escola Municipal Castello Branco participaram, nesta semana, de palestras educativas sobre a construção da Ponte Joinville e os cuidados ambientais necessários para a preservação do manguezal no entorno da obra. Ao todo, 19 turmas da unidade localizada no bairro Boa Vista, próximo a uma das frentes de trabalho, receberam informações sobre a nova estrutura que irá conectar diferentes regiões da cidade.

As apresentações foram conduzidas pelo engenheiro civil Gustavo Henrique Lopes e pela bióloga Camilla Telles, representantes do consórcio supervisor da obra, composto pelas empresas Nova Engevix e Azimute Engenharia. Um dos principais pontos abordados foi o uso da tecnologia cantitravel, um equipamento que carrega um guindaste e se desloca sobre pilastras, evitando danos ao manguezal.

“Destacamos muito a atenção quanto à segurança, porque é uma obra grande que interfere no cotidiano do bairro, com movimentações de cargas para atender a construção da ponte e das pavimentações que irão ocorrer na fase de finalização”, explicou o engenheiro Lopes.

Com o apoio da tecnologia disponível na escola, a apresentação ocorreu de forma remota e simultânea para todas as turmas. Os alunos puderam acompanhar os detalhes diretamente de suas salas, equipadas com ar-condicionado, internet e lousas digitais, garantindo conforto e maior absorção do conteúdo.

Além das explicações técnicas, os estudantes receberam panfletos informativos sobre a ponte e a importância da preservação ambiental. A bióloga Camilla destacou a necessidade de conscientização para que a população não descarte resíduos na área do manguezal após a conclusão da obra.

Para a auxiliar de direção da escola, Clarina Prado, a iniciativa foi enriquecedora para os alunos. “Eles estão vendo a história acontecer, porque é uma obra que impacta não só a comunidade, mas toda a cidade. E isso vai marcar a vida deles”, comentou.

A ação educativa envolveu 605 alunos e contou ainda com a participação da engenheira ambiental Gabriella Vargas Coelho e do técnico em meio ambiente Lucas Santana.


Sobre a obra

A Ponte Joinville ligará os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, atravessando o rio Cachoeira em uma extensão de 980 metros. A estrutura contará com 80 metros de largura e quase dez metros de altura. Licitada pela Prefeitura de Joinville, a obra tem prazo de conclusão de 24 meses, com início dos trabalhos em maio de 2023.

Santa Catarina bate recorde de cirurgias oftalmológicas e projeta avanço para 2025 Anterior

Santa Catarina bate recorde de cirurgias oftalmológicas e projeta avanço para 2025

Santa Catarina fortalece mercado de engenharia com o programa Universidade Gratuita Próximo

Santa Catarina fortalece mercado de engenharia com o programa Universidade Gratuita

Deixe seu comentário