logo RCN

Mesmo sob críticas, mudanças no trânsito do Bom Retiro serão mantidas

  • Foto: Prefeitura de Joinville / DIvulgação -

Alterações compreendem abertura de mão dupla nos trechos da avenida Santos Dumont e da rua Tenente Antônio João que ficam entre as ruas General Câmara e Dom Bosco

A Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) manterá as mudanças no trânsito de ruas no bairro Bom Retiro executadas no mês passado.

O assunto voltou a ser discutido hoje (16) na Comissão de Urbanismo, com novas críticas dos comerciantes às alterações. Segundo eles, a nova orientação das ruas levou à queda de 60% no movimento das lojas daquela região do bairro.

As mudanças foram feitas na virada de novembro para dezembro e compreenderam a abertura de mão dupla nos trechos da avenida Santos Dumont e da rua Tenente Antônio João que ficam entre as ruas General Câmara e Dom Bosco. Estas duas últimas ruas seguem em mão única rumo à Tenente. Mas a General Câmara passou a contar com uma placa de pare antes da Tenente.

Presidente da comissão, Wilian Tonezi (PL) defendeu a reversão das mudanças ainda nesta semana para que a região “volte à normalidade”. O tema deve ganhar um nova reunião em Urbanismo. “A situação está complicadíssima no bairro Bom Retiro”, lamentou Tonezi.

A Sepur afirmou na reunião de hoje, no entanto, que as mudanças melhoram o tráfego em 65%. A comunidade, disseram, acostumada ao trajeto antigo, e ainda estaria esperando na fila sem necessidade.


Comerciantes descontentes

O assunto foi tratado pela comissão na última quinta (12). Na ocasião, alguns dos presentes não pouparam palavras pesadas para expressar seu descontentamento com as alterações.

A comerciante Ivone, dona de um pet shop na rua Tenente, afirmou que a mudança “vai matar o comércio.” Segundo ela, foi a primeira semana em anos que ficou sem receber clientes. “O tráfego parado na Dom Bosco levou muitos clientes a desistirem de vir até a minha loja”, completou.

Conforme a prefeitura, a mudança é parte de um conjunto de alterações que depende da duplicação de toda a avenida Santos Dumont. Ele afirmou que a duplicação resolveria o problema dos comerciantes. Uma licitação já está engatilhada, inclusive, para que as obras da duplicação continuem e venham até o encontro da avenida com a rua Doutor João Colin.

Comissão de Proteção Civil debate ampliação do efetivo da Polícia Militar em Joinville Anterior

Comissão de Proteção Civil debate ampliação do efetivo da Polícia Militar em Joinville

Prefeito de Joinville realiza visitas em Florianópolis para fortalecer diálogo institucional Próximo

Prefeito de Joinville realiza visitas em Florianópolis para fortalecer diálogo institucional

Deixe seu comentário