Inscrições abertas para capacitação do Serviço de Família Acolhedora em Joinville |
Defesa Civil de Joinville reforça prevenção a afogamentos com blitz educativa em rios da área rural
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Ação do Projeto Piava alerta sobre riscos e promove conscientização ambiental durante o verão
Com a chegada do calor intenso, os rios da área rural de Joinville, especialmente nos bairros Vila Nova e Pirabeiraba, tornam-se refúgios naturais para banhistas que buscam lazer e alívio do calor. No entanto, a Defesa Civil de Joinville, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detrans), a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros Voluntários, intensificou ações do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce) para alertar sobre os riscos e cuidados necessários ao frequentar esses ambientes.
No último fim de semana, uma blitz educativa foi realizada nas proximidades da ponte do Rio Piraí, na Estrada Comprida. Durante a ação, agentes distribuíram panfletos informativos e orientaram os banhistas sobre medidas de segurança, como atenção às condições climáticas, à profundidade e à correnteza dos rios.
“É preciso ter cuidado especial com a chamada cabeça d’água, um fenômeno comum nesta época do ano, causado pelo aumento repentino do volume de água devido a chuvas fortes na serra. Ao perceber qualquer alteração na correnteza, o banhista deve sair imediatamente do rio”, explica Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Outro alerta importante é para os cuidados com crianças. “Não perder as crianças de vista e utilizar coletes salva-vidas sempre que possível são medidas essenciais para um verão seguro”, reforça Richter.
Além de focar na segurança dos banhistas, o Projeto Piava também promove a preservação ambiental. Durante as blitzes, os agentes orientam sobre a importância de não deixar lixo nos locais de banho e evitar práticas como fogueiras que podem causar danos à natureza e poluição dos rios.
As atividades do Projeto Piava incluem não apenas blitzes educativas, mas também palestras em escolas realizadas nos meses que antecedem o verão. Segundo Richter, essa abordagem tem mostrado resultados positivos. “O público infantil tem demonstrado maior conscientização, refletindo no comportamento das famílias que frequentam áreas de banho”, avalia.
Realizado desde 2004, o Projeto Piava atua em 18 pontos da área rural de Joinville e segue ativo até o final do verão, com ações preventivas durante a semana e nos finais de semana. Com foco em educação e conscientização, a iniciativa tem sido um importante aliado para garantir diversão segura e preservação ambiental nas belezas naturais da cidade.
Cuidados nos banhos de rio
– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolher um lugar seguro
– Conhecer a profundidade do rio
– Observar a correnteza
– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas
– Evitar mergulhar – os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água
Deixe seu comentário