Cirurgias bariátricas crescem 550% em SC e ampliam acesso pelo SUS

  • Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC -

Mais de 3,8 mil procedimentos já foram realizados desde 2023

A obesidade, um dos principais desafios de saúde pública, tem mobilizado ações estratégicas do governo de Santa Catarina. Como resultado, o estado registrou um aumento de 550% nas cirurgias bariátricas em 2025, em comparação com 2022. Desde 2023, já foram realizados 3.815 procedimentos pelo SUS, garantindo atendimento em todas as regiões catarinenses.

A ampliação da assistência hospitalar foi possível graças a medidas como a implementação da Tabela Catarinense de procedimentos, o Programa de Valorização dos Hospitais e a habilitação estadual de novas unidades. Com isso, hospitais que antes atuavam apenas na rede privada passaram a integrar o sistema público, acelerando o atendimento e reduzindo filas.

“Estamos atuando para diminuir o sofrimento das pessoas e ampliar o acesso à cirurgia bariátrica, sempre lembrando que o procedimento é o último recurso, após acompanhamento multiprofissional”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.


Número de cirurgias cresce ano a ano

Somente em 2025, a rede estadual realizou 2.228 cirurgias bariátricas, número seis vezes maior que o registrado em 2022, quando foram feitos 343 procedimentos. A evolução já vinha sendo observada, com 410 cirurgias em 2023 e 834 em 2024.

O número de hospitais habilitados também cresceu, passando de seis unidades em 2022 para nove em 2025, ampliando a cobertura e o acesso aos pacientes em todo o estado.


Rede de hospitais é ampliada

Atualmente, nove hospitais realizam o procedimento em Santa Catarina:

  • Hospital Geral Tereza Ramos (Lages)
  • Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Joinville)
  • Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (São José)
  • Hospital Universitário (Florianópolis)
  • Hospital Santo Antônio (Blumenau)
  • Hospital Azambuja (Brusque)
  • Hospital Dom Joaquim (Sombrio)
  • Hospital São Vicente de Paulo (Mafra)
  • Hospital São Miguel (Joaçaba)

As três últimas unidades foram incorporadas recentemente, fortalecendo a rede pública de atendimento.


Mais saúde e qualidade de vida

A ampliação das cirurgias bariátricas já impacta diretamente a vida dos pacientes. A agente de registros Naline Pires da Silva Borges é um exemplo. Após realizar o procedimento em Joinville, ela já perdeu 17 quilos em três meses e conseguiu controlar doenças como diabetes e hipertensão.

“Hoje, o mais importante é não precisar mais de medicamentos. Tive acompanhamento completo, com nutricionista, psicóloga e equipe de enfermagem durante todo o processo”, relatou.


Como acessar o tratamento

O atendimento para pessoas com obesidade em Santa Catarina segue a Linha de Cuidado do SUS, que começa na Atenção Primária. O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente é avaliado e, se necessário, encaminhado para atendimento especializado.

A cirurgia bariátrica é indicada apenas após, no mínimo, dois anos de tratamento clínico sem sucesso, além da análise de critérios como o índice de massa corporal (IMC), presença de comorbidades e avaliação de equipe multiprofissional.

Segundo especialistas, além da perda de peso, o procedimento contribui para a redução de doenças associadas, como diabetes, hipertensão, problemas articulares e cardiovasculares.


Obesidade exige acompanhamento contínuo

Classificada como uma doença crônica não transmissível, a obesidade pode afetar pessoas de todas as idades e tende a se agravar sem tratamento adequado. Entre as principais complicações estão diabetes, doenças cardíacas, depressão e alguns tipos de câncer.

Por isso, o acompanhamento contínuo e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos à saúde.

Educação ambiental entra na formação de professores da rede estadual de SC pela primeira vez Anterior

Educação ambiental entra na formação de professores da rede estadual de SC pela primeira vez

Pegadas de dinossauros são achadas próximas dos Jogos de Inverno Próximo

Pegadas de dinossauros são achadas próximas dos Jogos de Inverno

Deixe seu comentário