Joinville alcança faixa A em indicador nacional e se destaca na preparação para desastres climáticos

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Município sobe de classificação no Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, e passa a integrar o grupo das cidades mais preparadas do país

Joinville foi classificada na faixa A do Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil (ICM), elaborado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O resultado coloca o município entre os mais bem preparados do Brasil para atuar em situações de desastre relacionadas ao clima e representa um avanço em relação à última avaliação, realizada em 2024, quando a cidade estava na faixa B.

O ICM avalia a capacidade dos municípios na gestão de riscos e desastres, considerando o porte e o perfil de risco de cada localidade. Joinville é classificada como cidade de porte médio/grande e possui perfil de risco prioritário, por estar suscetível a ocorrências como deslizamentos, enxurradas e inundações.

O indicador é composto por 20 variáveis, que analisam aspectos como dotação orçamentária para a Proteção e Defesa Civil, mapeamento de áreas de risco, instrumentos de planejamento e gestão, além de ações educativas e campanhas de conscientização sobre desastres. Joinville atingiu 17 das 20 variáveis avaliadas, desempenho que garantiu ao município a classificação máxima do índice.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a mudança de faixa é resultado de avanços estruturais e institucionais. “Joinville mudou de faixa porque atingiu indicadores que antes não possuía. Criamos o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que reorganizou e reestruturou a Defesa Civil no município. Também avançamos no Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre, que aprimorou o mapeamento, além da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização, Carta de Suscetibilidade e outros instrumentos”, destaca.


Plano Municipal fortalece gestão de riscos e desastres

Entre os principais fatores que contribuíram para o bom desempenho de Joinville no indicador está a conclusão do Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre (PMGRD), finalizado no fim do ano passado. O documento avalia áreas suscetíveis a desastres, define medidas preventivas e orienta a atuação do poder público em situações de emergência.

O diagnóstico inclui análises de suscetibilidades e vulnerabilidades, identificação de fatores que aumentam a probabilidade de desastres, mapeamento de riscos e a proposição de ações estratégicas, com medidas estruturais e não estruturais voltadas à prevenção e redução de danos.

Os estudos contemplam todo o território de Joinville e abrangem diferentes tipos de desastres — geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos, biológicos e tecnológicos — conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Elaborado em parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Administração e Planejamento, o PMGRD tem como objetivo fortalecer a gestão municipal nas etapas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, garantindo maior proteção à população e reduzindo impactos ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado.

Defesa Civil de Joinville promove blitz do Projeto Piava neste sábado no Rio Piraí Anterior

Defesa Civil de Joinville promove blitz do Projeto Piava neste sábado no Rio Piraí

Defesa Civil realiza mais uma blitz educativa do Projeto Piava neste sábado Próximo

Defesa Civil realiza mais uma blitz educativa do Projeto Piava neste sábado

Deixe seu comentário