logo RCN

Prefeito de Joinville lidera reunião estratégica sobre população em situação de rua

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Comitê Estratégico de Ordem Pública apresenta avanços em segurança, saúde e assistência social

Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Adriano Silva conduziu uma reunião ampliada do Comitê Estratégico de Ordem Pública, criado em novembro de 2024 pela Prefeitura de Joinville para acompanhar políticas públicas voltadas à população em situação de rua. O encontro destacou ações realizadas nas áreas de Assistência Social, Segurança Pública e Saúde.

“Este é um momento importante para compartilhar informações com os integrantes do Comitê Estratégico, que estão realmente comprometidos em encontrar soluções possíveis e reais para esta questão que atinge as principais cidades do Brasil e do mundo”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião, Adriano Silva também mencionou uma iniciativa liderada em parceria com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, para reunir prefeitos catarinenses e propor melhorias na Legislação Federal sobre o tema. O objetivo é levar a proposta à Bancada Catarinense de deputados estaduais e senadores.

“As Forças de Segurança, o Judiciário e as Prefeituras estão reféns das Leis Federais que muitas vezes não penalizam adequadamente aqueles que cometem crimes. Essa mudança é essencial para avançarmos nesta questão”, destacou o prefeito.


Segurança pública

O funcionamento do Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP) foi detalhado na reunião. O grupo já realizou nove operações coordenadas, abordando 611 pessoas, das quais três estavam com mandado de prisão em aberto, dez foram encaminhadas à delegacia e 21 aceitaram atendimento de saúde e assistência social. As ações também resultaram na apreensão de armas brancas e drogas.

Além disso, 134 imóveis abandonados foram vistoriados, com notificações emitidas quando necessário. O GAOP também fiscalizou conveniências, hospedarias e ferro-velho, resultando em quatro interdições e 77 autos de notificação.


Saúde

Desde a criação do Comitê Estratégico, o Programa Consultório na Rua ampliou seu atendimento, totalizando mais de mil atendimentos desde novembro de 2024. Pessoas com histórico de uso de álcool e drogas também foram assistidas: 18 aceitaram internação voluntária, seis foram internadas de forma involuntária e 24 passaram a ser acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).


Assistência social

As iniciativas seguem a Política Nacional de Assistência Social, com foco na reinserção social e na dignidade das pessoas em situação de rua. O Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas realiza encaminhamentos para a rede de apoio, incluindo documentação, mercado de trabalho e fortalecimento de vínculos familiares.

O Centro POP atendeu 2,5 mil pessoas em 2024 e facilitou o retorno de 308 cidadãos a seus municípios de origem mediante contato com familiares. Além disso, a Prefeitura mantém 105 vagas de acolhimento institucional para estadias de até 90 dias.


Participação de autoridades

A reunião contou com a presença de integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das Forças de Segurança. Entre os participantes estavam secretários municipais, deputados estaduais e federais, vereadores e promotores de justiça, além de comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Joinville.

Polícia Militar de SC prende homem com mandado de prisão durante Carnaval 2025 Anterior

Polícia Militar de SC prende homem com mandado de prisão durante Carnaval 2025

Polícia Militar de Santa Catarina tem novo comando Próximo

Polícia Militar de Santa Catarina tem novo comando

Deixe seu comentário