Fim de jogo para recurso contra taxa do lixo em Joinville
-
Foto: CVJ / Divulgação -
Proposta de sustação do decreto que alterou a Tarifa de Limpeza Urbana é arquivada após votação no Plenário com nove votos contrários e apenas cinco favoráveis
A Câmara de Vereadores de Joinville rejeitou, nesta segunda-feira (7), o recurso apresentado pelo vereador Wilian Tonezi (PL) que tentava retomar a tramitação da proposta de sustação do decreto municipal que alterou a Tarifa de Limpeza Urbana (TLU) — conhecida popularmente como taxa do lixo.
Com a decisão do Plenário, é improvável que o tema volte à pauta ainda em 2025, encerrando as chances de nova deliberação sobre a medida que buscava barrar os efeitos do decreto emitido pelo Executivo.
Para que o recurso fosse acatado, eram necessários pelo menos dez votos favoráveis, conforme determina o Regimento Interno da Câmara. No entanto, o placar final da votação foi: nove votos pela rejeição, cinco votos pelo acatamento, uma abstenção e três ausências. O presidente da Casa, vereador Diego Machado (PSD), não precisou votar, já que não houve empate.
Como votaram os vereadores
Votaram contra o recurso (rejeição):
Alisson, Érico Vinicius, Neto Petters e Vanessa Falk (Novo)
Kiko da Luz e Pastor Ascendino Batista (PSD)
Henrique Deckmann (MDB)
Liliane da Frada (Podemos)
Mateus Batista (União Brasil)
Votaram a favor do recurso (acatamento):
Wilian Tonezi, Brandel Junior e Cleiton Profeta (PL)
Lucas Souza (Republicanos)
Vanessa da Rosa (PT)
Absteve-se:
Adilson Girardi (MDB)
Ausentes:
Pelé (MDB)
Instrutor Lucas (PL)
Tânia Larson (União Brasil)
A proposta de sustação era uma tentativa da oposição de revogar o decreto municipal que modificou a cobrança da TLU, tema que tem gerado polêmica desde sua implementação. Com a derrota do recurso, a tramitação da proposta permanece arquivada nas comissões.
Deixe seu comentário