Prefeitura de Joinville orienta produtores sobre participação no Programa de Aquisição de Alimentos

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

O PAA permite a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar com dispensa de licitação

A Prefeitura de Joinville promove na próxima quarta-feira (16) uma reunião com produtores de alimentos que se enquadram nas regras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e têm interesse em fornecer alimentos ao Município. O encontro será realizado às 8h, no auditório da Unidade de Desenvolvimento Rural (SC-418, 271), e os fornecedores interessados podem comparecer diretamente ao local, sem necessidade de inscrição.

O PAA permite a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar com dispensa de licitação. Os produtos são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial, por equipamentos públicos e sociais de alimentação e nutrição e pelas redes públicas e filantrópicas de ensino e de saúde.

Durante a reunião, que será realizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, os participantes receberão orientações sobre os processos de compra e entrega, quais são os fornecedores prioritários para compra, a emissão de notas fiscais, entre outros aspectos do programa.

Estão aptos a serem fornecedores do PAA agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

Conforme legislação do PAA, serão priorizados produtores de Joinville e os agricultores pertencentes aos públicos prioritários (povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, negros, mulheres, juventude rural e agricultores familiares urbanos e periurbanos, nos termos do regulamento).

Para participar do Programa, o fornecedor deve apresentar CPF e ter produção própria de alimentos para comercializá-la diretamente ao PAA. Além disso, é necessário apresentar uma das seguintes comprovações: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) – pessoa física; ou Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico, com enquadramento para Povos e Comunidades Tradicionais, caso não possua DAP ou CAF.

Dependendo do tipo de produto comercializado, podem ser exigidos documentos e registros específicos. Para alimentos orgânicos, é necessário possuir a certificação de produtos orgânicos, conforme a Lei nº 10.831/2003; para fornecedores de produtos de origem animal, o registro em serviços de inspeção SIE, SIM, SIF ou SISBI, conforme a Lei nº 1.283/1950; e para produtos como bebidas e polpas de frutas, o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O PAA pode ser executado por estados e municípios, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Área de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social está disponível para esclarecer dúvidas e prestar mais informações pelo e-mail san.sas@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 99745-0092.

Praia do Ervino terá novo reservatório de água com capacidade para 500 mil litros Anterior

Praia do Ervino terá novo reservatório de água com capacidade para 500 mil litros

Reunião do Copom começa com expectativa de nova redução da Selic Próximo

Reunião do Copom começa com expectativa de nova redução da Selic

Deixe seu comentário