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MEC premia Joinville por boas práticas em alfabetização
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Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Reconhecimento nacional destaca políticas educacionais e o trabalho dos professores da Rede Municipal
A Rede Municipal de Ensino de Joinville foi premiada pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Ouro dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O reconhecimento foi entregue ao prefeito Adriano Silva durante viagem a Brasília, destacando as boas práticas em alfabetização desenvolvidas no município.
"É um reconhecimento nacional das políticas desenvolvidas pela Secretaria de Educação e do trabalho realizado por todos os nossos servidores da Rede Municipal de Ensino, especialmente nossos professores que diariamente estão em sala de aula se dedicando. São eles que garantem diariamente uma educação de qualidade e transformadora para todas as nossas crianças", afirmou o prefeito.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir o direito à alfabetização das crianças até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental e recuperar as aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano impactados pela pandemia. Segundo o secretário de Educação, Diego Calegari, Joinville adotou uma série de políticas para garantir que os estudantes aprendam a ler e escrever na idade certa, proporcionando um futuro mais promissor.
Na avaliação do MEC, foram analisadas as ações planejadas e implementadas pelas redes de ensino nos eixos de gestão e governança, formação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistemas de avaliação. As redes foram classificadas com os selos ouro, prata ou bronze, conforme os resultados apresentados.
Destaque nacional com a Nucleação
Joinville se destaca no cenário nacional pela implementação da Nucleação, um modelo inovador criado pela Secretaria de Educação em 2021. A iniciativa promove a colaboração entre Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), garantindo um ensino mais coeso e eficaz ao longo da trajetória escolar das crianças.
A Nucleação integra a alfabetização desde a Educação Infantil, estimulando o potencial dos alunos desde cedo. O modelo inclui o trabalho colaborativo entre escolas e CEIs, a gestão escolar compartilhada e a formação continuada dos professores, fortalecendo a conexão entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental para potencializar a aprendizagem dos alunos.
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