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Estudos da FCEE sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa são selecionados para congresso no Rio de Janeiro

  • Foto: Antonio Prado/ FCEE -

Uma equipe de profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) propôs um grupo de estudos sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa buscando aprofundar seus conhecimentos sobre a temática, com interesse específico na rede regular de ensino. Passados oito meses de pesquisas, que iniciaram no final de 2024, a iniciativa já rendeu bons frutos. Dois artigos do grupo foram selecionados para o 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), evento científico de referência na área a ser realizado entre 10 a 13 de setembro de 2025 no Rio de Janeiro (RJ).

O congresso reunirá pesquisadores, profissionais da saúde e da educação, estudantes, familiares e pessoas com necessidades complexas de comunicação, com intuito de promover troca de experiências, aprendizado e construção coletiva. Na programação alguns estudos científicos na área serão apresentados, dois deles são de autoria de profissionais da FCEE: “Construindo Saberes Coletivos: Relato de Experiência sobre Grupo de Estudos em Comunicação Aumentativa e Alternativa” e “Habilitando Parceiros de Comunicação: Oficina de Recursos Pedagógicos de Baixo Custo em Comunicação Aumentativa e Alternativa”.

Formação profissional

O estudo “Habilitando Parceiros de Comunicação: Oficina de Recursos Pedagógicos de Baixo Custo Em Comunicação Aumentativa e Alternativa”, relata a experiência do processo de implementação da “Oficina Criativa de Recursos Pedagógicos de Baixo Custo e Alto Impacto na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa” desenvolvida por profissionais das áreas da Saúde e da Educação, com foco na Tecnologia Assistiva.

Já o estudo sob o título “Construindo Saberes Coletivos: Relato de Experiência Sobre Grupo de Estudos em Comunicação Aumentativa e Alternativa” discorre sobre a implantação do grupo de estudos, que tem como objetivo apresentar uma proposta de atuação voltada à formação de profissionais que atuam no ensino e aprendizagem de estudantes da rede regular de ensino em Santa Catarina. “Essa escolha reflete a compreensão de que a inclusão efetiva das pessoas com necessidades complexas de comunicação depende, em grande parte, da capacitação dos profissionais que estão diretamente envolvidos em seu processo educacional”, destaca o artigo.

O grupo de estudos sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe) da FCEE, surgiu a partir da experiência com as assessorias técnicas nas escolas e o acompanhamento de educandos com dificuldades complexas de comunicação. De acordo com a pedagoga da FCEE Marilia Tessarin Watashi, integrante do grupo de estudos, a formação da equipe é interssetorial, composta por profissionais de diferentes setores da instituição, como o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA), o Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) e a Supervisão de Atividades Educacionais Extensivas (SAEEX). “O grupo constituiu-se para reflexão sobre uma linguagem mais coesa em relação a Comunicação Aumentativa e Alternativa e para formular uma proposta de ensino para formação de profissionais que atuam no ensino regular do Estado de Santa Catarina”, destaca Marilia.

O que é a Comunicação Aumentativa e Alternativa?

A Comunicação Aumentativa e Alternativa inclui todas as formas de comunicação (outras além da fala) que são usadas para expressar pensamentos, necessidades, desejos e ideias. Ela não substitui a fala, mas sim a complementa ou a torna possível em situações em que a comunicação tradicional é limitada ou impossível.

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