Mutirões de microchipagem batem recorde de atendimentos em Joinville em 2025

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Centro de Bem-Estar Animal amplia ações e microchipa mais de 4,6 mil cães e gatos no ano

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville fecha 2025 com recorde de atendimento nos mutirões de microchipagem. O serviço é essencial para garantir a tutela responsável, coibir o abandono e facilitar a localização dos tutores em casos de cães e gatos perdidos.

Neste ano, a instituição alcançou número recorde de mutirões, com 11 ações, quatro a mais que no ano anterior. Os mutirões foram realizados em dez escolas, com abrangência em diversos bairros da cidade, e na Vila Cubatão, onde o trabalho foi oferecido porta a porta, com visitas domiciliares.

E além do número de mutirões, também aumentou a quantidade de cães e gatos atendidos: em 2024, foram 3.984 animais microchipados nessas ações, enquanto neste ano o número subiu para 4.624. Os caninos fêmeas são a maioria dos animais atendidos, seguidos pelos caninos machos, felinos fêmeas e felinos machos, em um esforço pela segurança dos pets.

“Estamos felizes porque, além de os mutirões terem aumentado em quantidade, neste ano conseguimos microchipar 20% mais animais neste ano. Quanto mais animais castrados e microchipados houver em Joinville, menos população animal teremos nas ruas da cidade”, afirma a gerente do CBEA, Elisabet de Sousa Mendes.

Vale destacar que, além dos mutirões, o CBEA também faz o trabalho de microchipagem em outros atendimentos. Com isso, a Prefeitura de Joinville passou de 12.743 animais microchipados em 2024 para mais de 16 mil em 2025.

Além de receber o microchip, todos os animais atendidos nos mutirões que ainda não eram castrados receberam o encaminhamento para fazer o procedimento nas clínicas conveniadas ao CBEA.

Para Elisabet, a microchipagem e a castração de animais são uma importante política pública implementada no município de Joinville.

“Falamos há muito tempo que a castração e a microchipagem são cruciais para melhorarmos a qualidade de vida dos animais. A população tem entendido, inclusive, que a microchipagem serve para proteger o seu animal, para que ele não fique perdido na rua. Além disso, quando o animal é castrado acaba tendo menos doenças, vai menos para a rua, temos menos animais fugindo”, completa a gerente.

As atividades do Centro de Bem-Estar Animal são operacionalizadas pela clínica veterinária Clinicão, que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais.

Os mutirões de microchipagem deste ano contaram com o apoio do curso de medicina veterinária da Unisociesc.


Como funciona a microchipagem

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. O chip possibilita o acesso às informações do tutor, permitindo encontrar o cão ou gato com mais facilidade caso ele escape.

Após a aplicação, recomenda-se não passar a mão na região onde o microchip foi implantado por cerca de seis horas, além de evitar o banho do animal durante sete dias.

No site da Prefeitura de Joinville, há mais informações sobre como obter requerimento para a microchipagem de animais domésticos.

Companhia Águas de Joinville atua em serviços emergenciais no bairro Vila Nova Anterior

Companhia Águas de Joinville atua em serviços emergenciais no bairro Vila Nova

Águas de Joinville retoma uso de carvão ativado para reduzir gosto e odor da água Próximo

Águas de Joinville retoma uso de carvão ativado para reduzir gosto e odor da água

Deixe seu comentário