Como ficam os serviços do Governo do Estado durante o recesso de fim de ano |
Joinville fecha 2025 com avanços na promoção turística e na captação de grandes eventos
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Trabalho integrado entre Prefeitura e CVB amplia visibilidade do destino e movimenta a economia local
O convênio entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau encerra 2025 com resultados expressivos na promoção do destino e no fortalecimento do turismo de lazer e de eventos. Ao longo do ano, as ações conjuntas ampliaram a visibilidade de Joinville no cenário nacional e internacional.
A cidade esteve presente em 14 feiras nacionais e internacionais, com estande próprio ou compartilhado, além da participação ativa em road shows e sessões de negócios estratégicos. As ações de promoção contemplaram mercados internacionais como Portugal, Argentina, Chile e Costa Rica, além de diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do país, reforçando o posicionamento do destino junto a organizadores de eventos, operadoras de turismo, associações e tomadores de decisão. Entre as feiras realizadas, destaque para a ABAV no Rio de Janeiro, WTM Latin America em São Paulo, e Festuris em Gramado.
A agenda de promoção contemplou iniciativas voltadas ao relacionamento e à qualificação do mercado. O convênio viabilizou a realização de três Famtrips com parceiros do HotelDo, parceiros do segmento de lazer e profissionais da área corporativa, proporcionando a vivência da infraestrutura e dos atrativos da cidade. Foi organizado um press trip com jornalistas especializados em turismo, que resultou em ampla exposição de Joinville em veículos estratégicos. Outro destaque foi o ConectaA Weekend, que reuniu líderes de associações nacionais, promovendo networking qualificado e apresentando o potencial da cidade para sediar eventos técnicos, corporativos e associativos.
Ainda como parte da estratégia de comunicação e posicionamento de marca, cinco influenciadores digitais foram convidados a conhecer e divulgar Joinville, ampliando o alcance do destino em plataformas digitais e aproximando a cidade de novos públicos. As ações de capacitação sobre Joinville direcionadas ao trade turístico também tiveram papel fundamental, fortalecendo o conhecimento dos profissionais sobre a oferta local e qualificando a comercialização do destino.
Um marco importante de 2025 foi o lançamento de um portfólio inédito voltado ao segmento MICE. A iniciativa representa um passo estratégico para ampliar a presença de Joinville no mercado de turismo corporativo e de viagens de incentivo. O material foi desenvolvido para atrair novos fluxos de visitantes, diversificar a oferta de serviços e integrar ainda mais o trade turístico com o setor empresarial, evidenciando a infraestrutura, os equipamentos para eventos, a rede hoteleira, os serviços especializados e os diferenciais competitivos da cidade.
Os resultados do trabalho integrado também se refletem na captação de grandes eventos. Joinville foi confirmada como sede do 37º Congresso Nacional da Fenafim – Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, que será realizado em 2026, junto com o 4º CONCAAT – Congresso Catarinense de Administração Tributária, promovido pela Associação dos Fiscais e Auditores Tributários Municipais do Estado de Santa Catarina (AFAMESC). O Endosul e o Congresso Catarinense de Endocrinologia e Matabologia (CCEM), organizado pelo Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Regional SC (SBEM-SC), é outro evento captado para 2026. Ainda em 2026, Joinville será sede do Congresso Nacional de Jardins Botânicos, integrando a programação da Festa da Flores. Em 2027, a cidade sedia o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), organizado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o balanço de atividades de 2025 evidencia a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos. “A iniciativa demonstra como ações planejadas, promoção qualificada e articulação institucional geram resultados concretos, posicionando Joinville como um destino competitivo, estruturado e preparado para receber turistas e eventos de relevância nacional e internacional”, reforça.
Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do CVB Joinville, destaca que o conjunto de ações se refletem em mais visitantes, maior movimentação econômica, geração de empregos e fortalecimento do trade turístico. “Esse movimento qualifica o destino, amplia oportunidades para o trade e posiciona Joinville de forma cada vez mais competitiva no mercado nacional e internacional de turismo de lazer e de eventos”, acrescenta.
Somado a todas as ações e eventos de promoção do destino, foram desenvolvidos novos materiais de divulgação da cidade, valorizando sua estrutura e atrativos. E para fechar o ano, está sendo conduzida a Pesquisa de Demanda Turística 2026 que vai traçar o perfil e a experiência dos visitantes em Joinville.

Deixe seu comentário