Como ficam os serviços do Governo do Estado durante o recesso de fim de ano |
Como um jacaré virou um dos personagens mais queridos do Natal de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Fritz surgiu da pesquisa sobre a identidade da cidade e hoje é símbolo de afeto e pertencimento
Ele já virou livro, pintura em murais, nome de comércio e até formato de coxinha: estamos falando do Fritz, o jacaré que é parte do imaginário popular joinvilense e há cerca de três anos virou um dos personagens mais queridos do Natal de Joinville. Mas como é que um jacaré ganhou tamanha relevância a ponto de dividir as atenções com o Papai Noel?
Tudo começou quando as equipes da Prefeitura e do Instituto Natal Joinville pesquisavam elementos representativos da cidade para o espetáculo natalino Illuminare, em 2022.
“Nós estávamos fazendo uma busca por símbolos da identidade de Joinville, coisas que a população reconhece como suas para que fosse um Natal com sentido para todos os joinvilenses”, lembra Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo.
Nessa conversa, surgiu a ideia de trazer o Fritz como um guardião do Natal durante o espetáculo. “E a surpresa é que, quando ele entrava em cena, as pessoas faziam uma festa mais forte do que a que faziam para o Papai Noel. Ali a gente percebeu o impacto e o reconhecimento que as pessoas têm no Fritz como mascote da cidade”, fala Guilherme.
A partir daí, o jacaré ganhou um espaço ainda maior no Natal de Joinville. Nesta edição, por exemplo, ele estampa os uniformes dos funcionários e os acessórios usados pelas crianças. O personagem está em placas de divulgação e, é claro, marca presença durante a programação, como no espetáculo de abertura e nos desfiles de Natal.
“Na época, não pensávamos que o personagem ganharia tanta notoriedade. Ele acabou ganhando o gosto do público e, por isso, continua sendo o guardião do Natal, o nosso mascote”, destaca André Guesser, diretor-executivo do Instituto Natal Joinville.
“Sem dúvida, o Fritz é muito importante para o Natal de Joinville. O visitante que passar aqui e prestar atenção na cenografia vai ver o Fritz em muitos lugares. O Fritz é nosso personagem lúdico principal”, ressalta o secretário.
E quem quiser ver o Fritz, abraçar o jacaré joinvilense e registrar o encontro em fotos pode aproveitar para vê-lo durante a semana: de terça-feira a domingo, das 19h às 23h, ele passeia pelas praças do circuito natalino para interagir e se divertir com as crianças e os adultos – e quem sabe até encontrar a sua versão real pelo rio Cachoeira.
Aliás, vale destacar que o paradeiro do Fritz verdadeiro é incerto, até porque o apelido pode ter sido atribuído a diferentes animais da mesma espécie que viviam ou ainda vivem no rio. Fato é que a história do jacaré segue no imaginário joinvilense, inspirando, inclusive, a criação do Fritz que encanta no Natal.
Jacaré fofinho e joinvilense
Se a inspiração é tradicionalmente joinvilense, o personagem natalino também conserva suas raízes na cidade: isso porque a fantasia do Fritz é produzida em Joinville, com a maioria dos materiais fabricados na cidade, valorizando a economia local.
“Cerca de 65% dos materiais utilizados são adquiridos em Joinville, fortalecendo fornecedores da região e garantindo maior controle de qualidade em cada etapa da confecção”, explica Bruno Salustiano Lopes, diretor criativo e de desenvolvimento da Seu Mascotte, empresa responsável pela produção das fantasias do Fritz, do Boneco de Neve e do Biscoito Fefa.
Para dar vida ao Fritz, a fantasia é desenvolvida em pelúcia de alta qualidade, a fim de oferecer aquele acabamento bonito e fofinho, que dá vontade de abraçar até um jacaré. A peça também usa um tipo de material que oferece melhor estrutura, ventilação e sustentação, o que garante que a fantasia fique em forma mesmo quando o artista se move.
E por falar em artista, a fantasia é projetada para oferecer conforto a quem a veste. “Todo o projeto é pensado para facilitar os movimentos, melhorar a respiração interna e reduzir o cansaço, prezando sempre pelo bem-estar de quem veste a fantasia”, destaca Bruno. Assim, a experiência também é divertida para quem dá corpo ao Fritz.
Um Natal único, que só existe em Joinville
O Fritz é apenas um exemplo de como o Natal de Joinville reúne elementos únicos, que só existem na nossa cidade. “Nós temos a pretensão de fazer com que o Natal de Joinville seja único e, para isso, ele precisa estar ancorado na nossa cultura, no que é importante para nós e que as pessoas só veem aqui”, reforça o secretário Guilherme.
Além do Fritz, outros exemplos são os duendes Chineque e Chimia, que relembram duas das delícias gastronômicas da cidade, e o chinequetone, criação joinvilense que combina os sabores de chineque e panetone com sabor irresistível.
Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

Deixe seu comentário