Joinville investe em dados para orientar decisões no turismo

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Pesquisa de Demanda Turística 2026 subsidia ações de promoção, investimentos e políticas públicas

Realizada de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026, a Pesquisa de Demanda Turística 2026 em Joinville vai traçar o perfil e a experiência dos visitantes. A iniciativa tem como foco compreender quem são os turistas que visitam a cidade nesse período, quais são suas motivações, hábitos de consumo e percepções sobre a experiência vivida no destino, gerando informações estratégicas para o planejamento do turismo nos âmbitos público e privado.

Viabilizado pelo convênio da Prefeitura de Joinville, via Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) para promoção turística da cidade, o estudo é conduzido pela Universidade da Região de Joinville (Univille).

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Yoná da Silva Dalonso, o levantamento permitirá construir um retrato detalhado do visitante e de sua relação com a cidade. “A pesquisa vai gerar um panorama consistente sobre o perfil dos turistas e suas experiências em Joinville, contribuindo diretamente para a definição de ações estratégicas de planejamento, promoção e captação turística”, destaca.

O estudo contempla a análise do perfil sociodemográfico dos visitantes, as razões que motivaram a viagem, as formas de organização e planejamento, os meios de hospedagem utilizados e o gasto médio diário. Também serão avaliadas as percepções sobre infraestrutura urbana, serviços turísticos, mobilidade, segurança e a oferta de atrativos culturais e naturais. Outro eixo importante da pesquisa é a avaliação da imagem do destino, além de indicadores de lealdade, como a intenção de retorno e a recomendação da cidade a outras pessoas.

Para aprofundar a compreensão da experiência turística, será aplicada a análise fatorial, metodologia estatística que permite identificar os principais fatores que influenciam a satisfação dos visitantes e a percepção global sobre Joinville como destino turístico.

A coleta de dados será realizada de forma presencial, em pontos estratégicos da cidade, definidos a partir de critérios técnicos que asseguram diversidade de perfis e representatividade da amostra. O trabalho de campo será conduzido por pesquisadores capacitados, com acompanhamento permanente de qualidade, utilizando questionário validado e metodologia probabilística por fluxo.

O relatório final está previsto para o dia 25 de janeiro de 2026 e reunirá análises estatísticas detalhadas, gráficos, tabelas e recomendações estratégicas, além de um relatório executivo voltado a gestores públicos e privados.

“Os resultados irão apoiar a tomada de decisão, indicando oportunidades de qualificação da experiência turística, orientando ações de promoção, investimentos e políticas públicas, e fortalecendo a competitividade de Joinville como destino turístico”, comenta Guilherme Gassenferth, secretário da SECULT.

Para o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, a Pesquisa de Demanda Turística é uma ferramenta estratégica para orientar decisões do setor. “Com dados qualificados, conseguimos alinhar a atuação do trade e aprimorar ainda mais a experiência do visitante”, reforça.

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