logo RCN

Vacinação contra a gripe começa em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Imunização começou nesta segunda (7) e segue até 10 de maio com meta de vacinar 90% do público-alvo

A Secretaria da Saúde de Joinville deu início nesta segunda-feira (7) à 27ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, o imunizante está disponível para os grupos prioritários nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) – com exceção da UBSF Jativoca – e na Sala Central de Vacinas (rua Abdon Batista, 172 - Centro), das 7h às 19h.

A campanha segue até o dia 10 de maio e tem como meta vacinar 90% do público-alvo previsto no Calendário Nacional de Vacinação: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Este ano, a vacina contra a gripe passa a fazer parte permanente do calendário, garantindo a imunização contínua desses grupos.

Também integram o grupo prioritário os trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da segurança, das Forças Armadas e do transporte, pessoas com deficiência ou com doenças crônicas, além da população privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Aline Berkenbrock, é fundamental que as pessoas dos grupos prioritários se vacinem o quanto antes. “A vacina leva de duas a três semanas para gerar imunidade. Por isso, é essencial se proteger com antecedência, especialmente neste período em que aumentam as infecções respiratórias”, orienta.

Mesmo quem se vacinou no ano anterior deve tomar a dose novamente, já que o imunizante é reformulado anualmente para combater as cepas mais prevalentes do vírus. A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, que protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Além disso, a vacinação pode ser feita junto com outras vacinas do Calendário Nacional. Crianças que receberem o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe em Joinville foi de 45,5%. Para este ano, a expectativa da Secretaria da Saúde é dobrar esse número e alcançar a meta de 90% em todos os grupos prioritários.

A campanha contará com o Dia D de mobilização no sábado, 10 de maio, quando as unidades de saúde estarão abertas especialmente para ampliar o acesso à vacina. A partir do dia 12 de abril, a vacinação será estendida a toda a população com mais de seis meses de idade, conforme decisão da Secretaria de Estado da Saúde junto aos municípios catarinenses.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades de saúde estão disponíveis no . A orientação é chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao fechamento da unidade escolhida. Não é necessário agendamento.

Jardim Sofia ganha rede de água modernizada Anterior

Jardim Sofia ganha rede de água modernizada

Lei da Anistia deveria ser revista, diz relator da ONU Próximo

Lei da Anistia deveria ser revista, diz relator da ONU

Deixe seu comentário