Movimenta Joinville abre 1,6 mil vagas gratuitas para iniciação esportiva |
Obras de perfilamento avançam no rio Águas Vermelhas
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Intervenções seguem para a foz com o Rio Piraí e devem ser concluídas em junho
As obras de perfilamento do canal do rio Águas Vermelhas, na região Oeste de Joinville, seguem avançando e estão concentradas na área junto à foz com o Rio Piraí. O trecho em andamento abrange pouco mais de dois quilômetros de extensão e faz parte da Etapa 1 do projeto, que contempla a área entre a ponte da linha férrea e o Rio Piraí, na região do Jativoca, bairro Nova Brasília.
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está realizando dragagem, limpeza, alargamento e melhorias ambientais na calha do rio. Esta etapa marca uma das últimas fases da obra, que inclui o aumento da profundidade do canal e ajustes finais nos trechos já trabalhados.
Máquinas retroescavadeiras atuam no alargamento das margens, criando encostas naturais (taludes) que chegam a até seis metros de altura em determinados pontos. A dragagem segue em andamento, removendo sedimentos do fundo do rio, os quais são depositados em uma área de terraplenagem equipada com diques de contenção. A recuperação vegetal ocorre por meio da técnica de hidrossemeadura.
Intervenções no trecho urbano
Em março, será retomado o perfilamento em um trecho de 400 metros do rio, entre a Rua XV de Novembro e a ponte da Rua Leopoldo Beninca, no bairro Vila Nova. Nessa área urbana, onde há moradias próximas, o alargamento do leito será realizado apenas onde não há residências. Por conta do estreitamento, não será utilizada a draga, e sim retroescavadeiras para a retirada de sedimentos.
A obra, que começou em dezembro de 2023 no bairro Vila Nova, está dividida em quatro etapas e tem previsão de conclusão em junho de 2025. O objetivo é minimizar riscos de cheias na região Oeste de Joinville. A iniciativa faz parte do programa Viva Cidade 2 e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A execução está sob responsabilidade da empresa Submar Dragagens, com supervisão do consórcio Nippon Koei Lac do Brasil e Azimute Engenharia.
Situação das etapas da obra
Etapa 1: Ponte da linha férrea (Jativoca) até a foz com o Rio Piraí (2.054 metros) – Previsão de finalização em maio.
Etapa 2: Ponte da linha férrea até a Rua Minas Gerais (2,7 km) – Em fase final de reposição de taludes.
Etapa 3: Rua Minas Gerais até Estrada do Arataca (2.250 metros) – Obras finalizadas e monitoramento em andamento.
Etapa 4: Estrada do Arataca até Rua XV de Novembro (3.650 metros) – Obra praticamente concluída, faltando um trecho de 400 metros entre a Rua XV de Novembro e a Rua Leopoldo Beninca.
Deixe seu comentário