logo RCN

Joinville reestrutura agendamento de exame preventivo nas UBSFs

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Novo modelo busca facilitar acesso e fortalecer o vínculo das pacientes com as unidades de saúde da família

A Secretaria da Saúde de Joinville está implementando mudanças no agendamento do exame preventivo (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos. A partir de março, a marcação do exame será feita exclusivamente na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) correspondente ao território da paciente.

O secretário da Saúde, Rodrigo Andrioli, explica que a medida visa fortalecer a integração com as UBSFs e garantir um acompanhamento mais próximo das pacientes. "Nosso objetivo é promover maior integração com o cuidado local. Desta forma, a mulher nessa faixa etária e que não fez o exame nos últimos três anos, pode procurar a Unidade Básica de Saúde da Família que ela pertence e fazer o agendamento. A realização do exame vai continuar sendo feita da mesma forma", afirma.

Atualmente, Joinville conta com 52 Unidades Básicas de Saúde da Família, que atendem todo o município. Cada UBSF tem capacidade para realizar os exames conforme a demanda da região. O horário de funcionamento de cada unidade pode ser conferido no site da prefeitura.


Mudanças na forma de agendamento

Com a nova estruturação, o agendamento do exame preventivo deixa de ser feito pelo WhatsApp, tornando-se exclusivamente presencial na UBSF de referência da paciente. Essa decisão faz parte da reestruturação da Unidade de Saúde Digital, que busca reorganizar e ampliar sua capacidade para viabilizar novos projetos e articulações de cuidado.

As mulheres que não realizaram o exame preventivo nos últimos três anos devem procurar a UBSF de seu território para agendar o procedimento. Caso o exame apresente alguma alteração, a unidade será responsável pelo encaminhamento para tratamento e acompanhamento da paciente.

Nova lei obriga estabelecimentos veterinários a denunciar maus-tratos a animais em Joinville Anterior

Nova lei obriga estabelecimentos veterinários a denunciar maus-tratos a animais em Joinville

Educação divulga 1,1 mil crianças pré-classificadas para CEIs da Rede Municipal de Ensino e conveniados Próximo

Educação divulga 1,1 mil crianças pré-classificadas para CEIs da Rede Municipal de Ensino e conveniados

Deixe seu comentário