Cadê a bailarina: monumento da Praça Bailarina Liselott Trinks recebe manutenção programada |
Joinville realiza primeiro mutirão de combate à Dengue do ano
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Ação conta com participação de diversas entidades e tem como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti
Nesta sexta-feira (28), a Secretaria da Saúde de Joinville promove o primeiro mutirão de combate à dengue de 2025. Organizada pela Vigilância Ambiental, a mobilização ocorre das 8h30 às 12h, no bairro Rio Bonito, com ponto de encontro às 8h na rua Dionísio Girardi, 509.
A iniciativa conta com a participação de profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família do Rio Bonito, além da Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Joinville, agentes do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), Unidade Regional de Obras de Pirabeiraba e 62° Batalhão de Infantaria, além de voluntários.
Durante o mutirão, serão feitas visitas a residências e comércios para orientar sobre formas de eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como a remoção de focos encontrados. Também haverá tratamento de áreas com depósitos que não podem ser eliminados e aplicação de adulticida em pontos estratégicos, como ferros-velhos e locais de reciclagem.
“As equipes orientarão a comunidade sobre a prevenção utilizando o checklist dos '10 Minutos Contra a Dengue'. O ovo do mosquito pode esperar até um ano pela combinação de água e calor para eclodir, por isso é essencial eliminar esses locais”, explica Anderson da Silva, gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde de Joinville.
A remoção de entulhos e descartes irregulares em terrenos e calçadas também faz parte da mobilização. Além disso, serão divulgadas informações sobre os canais de agendamento para recolhimento de recicláveis, eletrônicos e móveis.
O bairro Rio Bonito foi escolhido para esta ação por ser uma das regiões contempladas para a próxima fase do projeto do método Wolbachia, que deve começar no segundo semestre. Esse método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“Vamos reforçar e esclarecer dúvidas sobre o método Wolbachia, destacando que ele é uma medida complementar às ações de prevenção. Continuamos contando com a população para evitar o acúmulo de água parada”, reforça Anderson.
O projeto Wolbachia em Joinville é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Joinville, Fiocruz, World Mosquito Program (WMP), Governo de Santa Catarina e Ministério da Saúde.
Deixe seu comentário