logo RCN

Cadê a bailarina: monumento da Praça Bailarina Liselott Trinks recebe manutenção programada

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Parte superior da escultura foi removida para limpeza interna

O monumento da bailarina, localizado na Praça Bailarina Liselott Trinks, em Joinville, está passando por uma manutenção programada. Na quarta-feira (26), a parte superior da escultura foi removida e levada para a sede do Instituto Senai, na Zona Norte da cidade, para a realização de uma limpeza interna. Durante esse período, o chafariz permanecerá desligado e a peça temporariamente ausente do local.

A Prefeitura de Joinville reforça que não houve qualquer ato de vandalismo e que a previsão é de que a manutenção seja concluída na próxima semana. Após o término do serviço, será montada uma logística para transporte e reinstalação da peça. A Unidade de Praças e Parques da cidade acompanha os trabalhos e fará a reativação das bombas do chafariz assim que a escultura for remontada.

Essa manutenção é essencial para garantir o funcionamento adequado do sistema hidráulico que forma o efeito de saia d'água no chafariz, um dos atrativos do local. Além da limpeza interna, também está sendo realizada a higienização externa da peça. Durante esse período, a base da escultura permanecerá coberta para evitar danos ao sistema hidráulico.

A Praça Bailarina Liselott Trinks, inaugurada em dezembro do ano passado, está localizada no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março. A principal atração do espaço é a escultura de 300 quilos da bailarina, confeccionada por meio de tecnologia aditiva a laser, um processo de impressão 3D em metal, considerada uma referência mundial na produção de peças industriais.

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Joinville, a Fiesc, a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e o Senai/SC. O monumento também contou com o apoio da Netzsch Proven Excellence, de Pomerode, responsável pelo projeto hidráulico do chafariz, e da empresa sueca Höganäs, que forneceu o pó metálico utilizado na confecção. Outras empresas que contribuíram para a execução do projeto foram a Integra Laser e a Sew Eurodrive.

Cadê a bailarina: monumento da Praça Bailarina Liselott Trinks recebe manutenção programada Anterior

Cadê a bailarina: monumento da Praça Bailarina Liselott Trinks recebe manutenção programada

Joinville realiza primeiro mutirão de combate à Dengue do ano Próximo

Joinville realiza primeiro mutirão de combate à Dengue do ano

Deixe seu comentário