Inscrições abertas para capacitação do Serviço de Família Acolhedora em Joinville
-
Foto: DIvulgação -
Programa acolhe temporariamente crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), está com inscrições abertas até o dia 3 de fevereiro para a primeira capacitação de 2025 do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O programa busca preparar famílias interessadas em acolher, temporariamente, crianças e adolescentes sob proteção judicial.
O que é o Serviço de Família Acolhedora?
Previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento familiar é uma medida excepcional e provisória para crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem. Em Joinville, o serviço existe há 17 anos e, em 2024, realizou 54 novos acolhimentos. Atualmente, 40 famílias estão habilitadas, e 25 delas acolhem 37 crianças e adolescentes.
A coordenadora do programa, Patrícia da Silva Caetano, explica que um dos maiores desafios do acolhimento é o desacolhimento, momento em que a criança retorna à família de origem ou é encaminhada para adoção.
"Na capacitação, trabalhamos para preparar as famílias para essa fase, de forma gradativa e natural, garantindo que elas compreendam o impacto positivo de seu papel no desenvolvimento das crianças."
Como funciona a capacitação?
Após a inscrição, os candidatos passam por uma avaliação realizada por assistente social e psicólogo, com visita domiciliar e entrevista psicossocial. Os aprovados participam de quatro encontros presenciais, nos dias 17, 20, 24 e 27 de fevereiro, das 19h às 22h, na sede do serviço, localizada na avenida Procópio Gomes, 830, Bucarein.
Durante as reuniões, serão abordados temas como processo de chegada e permanência da criança ou adolescente, trâmites judiciais relacionados ao acolhimento, funcionamento do sistema de garantia de direitos no município, preparação para o desacolhimento.
Quem pode participar?
Podem se inscrever pessoas que têm mais de 21 anos, residem em Joinville há mais de um ano, possuem renda (individual ou familiar) e não estão cadastradas na lista nacional de adoção.
Todos os membros da família devem consentir com o acolhimento e ter disponibilidade de tempo para garantir os cuidados essenciais ao desenvolvimento da criança ou adolescente.
Inscrições e mais informações
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link disponibilizado pela Prefeitura. A participação no programa é uma oportunidade de contribuir para a proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Deixe seu comentário