logo RCN

Curso de pavimentação chega à população em situação de rua

  • Foto: Prefierura de Joinville / Divulgação -

Iniciativa da Rede de Oportunidades promove acolhimento, formação profissional e esperança de um novo começo

O Programa Rede de Oportunidades aumenta seu alcance e se torna cada vez mais inclusivo. Nesta semana, uma turma com pessoas em situação de rua iniciou o curso de pavimentação e calcetaria oferecido gratuitamente por meio do programa. As aulas teóricas finalizaram nesta quarta-feira (21), com a participação de 15 alunos. Na próxima semana, ocorrerão as aulas práticas, com previsão para segunda e terça-feira. As datas podem variar dependendo das condições climáticas.

A iniciativa de levar o curso para pessoas em situação de rua é resultado da parceria entre Companhia Águas de Joinville, Prefeitura de Joinville, por meio das Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Saúde. Participam dessa atividade o Senai/SC e associações sem fins lucrativos.

Após uma triagem inicial, realizada pelo Centro Pop e casas de passagem, os alunos foram convidados a se inscreverem para fazer o curso. Depois, foram encaminhados para fazer a documentação necessária, como CPF e Carteira de Trabalho.

O programa oferece apoio para manter os alunos no curso e, depois de formados, serem inseridos no mercado de trabalho. Durante a capacitação, os estudantes são acolhidos na Casa de Levi, unidade que disponibiliza moradia provisória.

O Centro Pop oferece o transporte da casa até o local das aulas teóricas, no Senai Sul. Para as aulas práticas, o transporte fica a cargo do Senai. A alimentação também está garantida graças aos parceiros do programa. Já o Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores de Joinville (Cepat) tem papel fundamental na empregabilidade dos alunos matriculados no curso.

“O programa tem o olhar integral e de sustentabilidade. Através da rede que formamos, queremos dar acompanhamento, orientação e direcionamento a cada participante, durante e após a ação educativa”, explica Adriana Loth, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Joinville.

Após a conclusão da capacitação, e depois de empregados, eles podem morar por três meses na Casa de Levi. As empreiteiras que prestam serviços para a Companhia Águas de Joinville demonstraram interesse no recrutamento dos alunos formados.

“O objetivo dessa ação é apoiar na reconstrução da vida das pessoas em situação de rua com dignidade e autonomia”, finaliza Adriana.


Sobre o Rede de Oportunidades

O Programa Rede de Oportunidades, da Companhia Águas de Joinville, foi lançado em junho de 2022, e já capacitou mais de 380 alunos do público em geral nos cursos de pavimentação e calcetaria e instalações hidráulicas. Além de promover geração de renda, o objetivo é oferecer educação inclusiva, com 30% das vagas prioritárias para mulheres. A carga horária é de 40 horas, com turnos diurno e noturno.

Para participar dos cursos, a idade mínima é de 18 anos completos. A parte teórica é realizada nas dependências do Senai e a prática acontece nos canteiros de obras da Águas de Joinville. Para alunos do período noturno, as atividades em campo ocorrem aos sábados. Ao final do curso, os alunos recebem certificado de conclusão.

As pessoas da comunidade que estiverem interessadas em fazer os cursos podem se inscrever pelo site da Águas de Joinville, na aba “eventos”, ou diretamente pelo formulário, para participar de novas turmas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Senai (47) 3441-7700.

Santa Catarina descarta Influenza Aviária de Alta Patogenicidade Anterior

Santa Catarina descarta Influenza Aviária de Alta Patogenicidade

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil Próximo

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Deixe seu comentário