Companhia Águas de Joinville promove oficinas gratuitas sobre conexões de esgoto
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Eventos nos bairros Vila Nova e Jardim Paraíso orientarão moradores sobre a correta ligação de seus imóveis à rede coletora
A Companhia Águas de Joinville realiza, nesta semana, oficinas gratuitas para esclarecer moradores sobre as conexões de esgoto nos bairros Vila Nova e Jardim Paraíso. Os encontros visam orientar a população sobre como ligar corretamente seus imóveis às redes coletoras que estão sendo implantadas na região.
No Jardim Paraíso, a oficina acontecerá nesta quarta-feira (26), às 19h30, na Igreja Amamos Vidas, localizada na rua Camelo Pardalis, 551. Já no bairro Vila Nova, o evento será na quinta-feira (27), às 19h, na Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, na rua Márcio Luckow, 450. Cada oficina terá duração aproximada de 1h30.
Os participantes receberão explicações detalhadas sobre a instalação das redes de esgoto, conhecerão os equipamentos necessários para a rede interna dos imóveis, como caixa de gordura, caixa de passagem e válvula de retenção, além de orientações sobre o processo de desligamento do sistema de fossa-filtro.
A ligação à rede pública de esgoto é obrigatória para todos os imóveis que possuem a tubulação implantada e já liberada pela Companhia para conexão. A liberação ocorre por meio de comunicado enviado na fatura de água do morador. Até o momento, mais de 2,5 mil imóveis do Vila Nova e 1,9 mil do Jardim Paraíso já receberam essa autorização.
Avanço das obras de esgotamento sanitário
No bairro Vila Nova, foram instalados e recuperados mais de 6,8 km de redes coletoras, além da implantação de três unidades de bombeamento. No Jardim Paraíso, a rede conta com mais de 3,6 km já instalados. No total, serão atendidos 7,2 mil imóveis no Vila Nova e 7,8 mil no Jardim Paraíso, com um investimento de quase R$ 50 milhões.
As redes coletoras transportarão o esgoto dos imóveis até uma estação de tratamento, garantindo que ele seja depurado e devolvido limpo para a natureza. As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) dos dois bairros já estão finalizadas e entraram em fase de pré-operação em dezembro de 2024.
O sistema de esgotamento sanitário beneficiará um total de 54 mil pessoas, incluindo moradores dos bairros Morro do Meio, Vila Cubatão, Jardim Sofia e parte do Bom Retiro.
Deixe seu comentário