logo RCN

Com financiamento bilionário, Joinville vai construir novas escolas e modernizar ensino público

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Recursos serão usados para ampliar a Rede Municipal de Ensino com construção de escolas e parcerias público-privadas

A Prefeitura de Joinville acaba de dar um passo importante para o fortalecimento da educação no município. Nesta quinta-feira (27), a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, aprovou um pedido de financiamento de US$ 99,2 milhões (cerca de R$ 570 milhões) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Essa é a primeira solicitação de financiamento internacional da cidade aprovada pelo Governo Federal após a elevação da nota de Capacidade de Pagamento (CAPAG) da Prefeitura de Joinville pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com a nova classificação, a cidade passou a ter nota B, o que a habilita a realizar empréstimos com garantia da União.

O financiamento será direcionado para expandir a Rede Municipal de Ensino, com a construção de novas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). Parte dos recursos será investida diretamente pela Prefeitura, e a outra parte será destinada à estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para construção, manutenção e conservação das novas unidades escolares. Toda a gestão pedagógica seguirá sob responsabilidade da Secretaria de Educação.

Segundo o secretário de Educação, Diego Calegari, a aprovação representa um marco para o futuro da educação em Joinville.

“Essa é uma notícia excelente para a Educação de Joinville. Com esse financiamento, poderemos expandir a infraestrutura física, construir novas Escolas e CEIs, bem como investir na renovação do nosso parque tecnológico e em inovações pedagógicas para melhorar a qualidade do aprendizado das nossas crianças”, destacou.

Com a aprovação da Cofiex, o próximo passo será a elaboração do projeto em parceria com o BID, incluindo a negociação das condições do empréstimo. Antes da liberação dos recursos, a operação ainda precisará passar por aprovação do Senado Federal.


Nota CAPAG impulsiona aprovação

A nota CAPAG (Capacidade de Pagamento) da Prefeitura de Joinville foi elevada este mês, com nota A no quesito endividamento, nota B em liquidez e poupança corrente, o que garantiu a classificação final B. Isso permite ao município realizar empréstimos com as melhores taxas do mercado, com garantia da União.

Joinville busca a participação da população na criação do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres Anterior

Joinville busca a participação da população na criação do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Após 20 anos de espera, ala cardiológica do Hospital Regional de Joinville entra em reforma Próximo

Após 20 anos de espera, ala cardiológica do Hospital Regional de Joinville entra em reforma

Deixe seu comentário