Joinville recebe a quarta rodada da Conferência Microrregional de Inovação |
Araquari conquista autonomia hídrica com novo sistema de abastecimento
-
Foto: Roberto Zacarias / SECOM -
Estação de Tratamento e rede de distribuição garantem 17 milhões de litros de água por dia para acompanhar o crescimento do município
Mais de 17 milhões de litros de água tratada por dia. Essa é a capacidade do novo Sistema de Abastecimento de Água de Araquari, inaugurado nesta sexta-feira (21) pelo Governo de Santa Catarina e pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A entrega marca um avanço histórico na infraestrutura do município, que é um dos que mais crescem no estado.
Com uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), o sistema tem capacidade para tratar 200 litros por segundo — o equivalente a cerca de sete piscinas olímpicas de água por dia. A estrutura é abastecida por uma adutora de água bruta de 6 km, que capta do Rio Piraí, e por uma adutora de água tratada de 2,3 km, além de uma rede de distribuição com mais 10 km de extensão, cobrindo toda a cidade.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador Jorginho Mello destacou a importância da obra para o futuro de Araquari.
“Na última década, Araquari quase dobrou sua população e vem crescendo com muita força. Com essa inauguração, mostramos que o Governo do Estado está comprometido com o desenvolvimento da cidade, garantindo um recurso essencial como o abastecimento de água para os próximos anos”, afirmou.
A Casan também anunciou investimentos recentes em dois novos reservatórios de água em Araquari, com capacidade de 300 mil litros cada, instalados no Centro e no Bairro Itinga. As estruturas vão atender juntas cerca de 25 mil moradores.
“Esse sistema garante a independência hídrica de Araquari, que até então dependia da água produzida em Joinville. É uma prova do compromisso da Casan com os municípios e da sintonia com as diretrizes do Governo Estadual”, disse o presidente da Casan, Edson Moritz.
Para o prefeito de Araquari, Ludgero Jasper Junior, a entrega representa o fim de uma longa espera:
“É um dia histórico. Há 30 anos enfrentávamos problemas com o abastecimento e, agora, com essa obra, garantimos segurança hídrica por muitas décadas. A cidade agradece ao Governo do Estado e à Casan por essa conquista”.
Também participaram do evento o vice-prefeito Nelson Silveira, os deputados estaduais Sargento Lima e Maurício Peixer, vereadores locais e outras autoridades.
Deixe seu comentário