78% dos pontos do Litoral catarinense estão próprios para banho, aponta relatório do IMA

  • Foto: Roberto Zacarias / SECOM -

Novo boletim de balneabilidade mostra que 187 dos 238 locais monitorados em Santa Catarina apresentam condições adequadas

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 76, referente à semana de 20 a 24 de outubro, com os resultados mais recentes sobre a qualidade da água nas praias do Estado. De acordo com o levantamento, 187 dos 238 pontos monitorados no Litoral catarinense estão próprios para banho, o que corresponde a 78,57% do total.

Na Capital, dos 87 pontos analisados, 68 apresentaram condições adequadas para o banho, representando 78,16% de balneabilidade positiva. O monitoramento é realizado semanalmente pelo IMA durante a temporada de maior movimento nas praias, de outubro a março, e os resultados são atualizados automaticamente no site oficial do órgão.

Os relatórios completos, bem como a situação de cada ponto analisado, podem ser consultados em tempo real no mapa interativo do site balneabilidade.ima.sc.gov.br. No portal, é possível clicar nas bandeirinhas que indicam o status de cada local e acessar o histórico de coletas, com dados sobre datas, condições do vento e maré.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade segue as normas da Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os critérios para classificação das praias como próprias ou impróprias, com base na concentração da bactéria Escherichia coli nas amostras.

A água é considerada própria quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, há no máximo 800 E. coli por 100 mililitros. Já é classificada como imprópria quando o limite é ultrapassado em mais de 20% das coletas, ou quando a última amostra indica mais de 2.000 E. coli por 100 mililitros.

O cronograma de coletas e publicações dos relatórios também está disponível no site do IMA, garantindo transparência e acesso público às informações ambientais. Entre abril e setembro, o monitoramento passa a ser mensal, retomando a frequência semanal na temporada de verão.

Parceria entre Sejuri e Teixeira Têxtil reforça reintegração social e gera oportunidades no sistema prisional de Tubarão Anterior

Parceria entre Sejuri e Teixeira Têxtil reforça reintegração social e gera oportunidades no sistema prisional de Tubarão

Serra Dona Francisca será interditada nesta segunda-feira para obras de segurança Próximo

Serra Dona Francisca será interditada nesta segunda-feira para obras de segurança

Deixe seu comentário