Prefeito Adriano Silva leva ao ICMBio manifestação contra estudo para nova unidade de conservação

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Comitiva argumenta que proposta trará insegurança aos moradores e que a área já é protegida pela APA

Na manhã desta quinta-feira (11), uma comitiva de Joinville, liderada pelo prefeito Adriano Silva, participou de uma reunião na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. O grupo foi recebido por Mauro Oliveira Pires, presidente da autarquia que gerencia as unidades de conservação em nível federal.

“Nossa posição é clara e firme: somos contra este projeto que só vai gerar dificuldades e insegurança para os moradores de Joinville e da região. A área em estudo está protegida como uma Área de Proteção Ambiental e sua preservação está garantida,” detalha Adriano.

O prefeito participou da reunião acompanhado pelos secretários de Meio Ambiente, Fábio Jovita; e de Governo, Gilberto Leal. Também integraram a comitiva os senadores Ivete da Silveira e Esperidião Amin, o deputado estadual Matheus Cadorin e os vereadores Diego Machado e Henrique Deckmann.

Após ouvir as manifestações contrárias à criação da Unidade de Conservação, bem como os argumentos técnicos apresentados, o presidente do ICMBio explicou que a demanda do estudo teve origem no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal e que, neste momento, está sendo realizado o levantamento prévio das informações.

A partir disso, será realizada a estruturação do estudo. Além disso, Pires assegurou que a comunidade e as lideranças políticas terão espaço para dialogar e opinar no decorrer do processo.

“O próximo passo, a partir desta reunião, é ampliar o diálogo com o Ministério para mostrar tudo o que nós já realizamos na região e formalizar o pedido de interrupção imediata deste estudo. Os joinvilenses não podem ser prejudicados por mais burocracia e restrições desnecessárias,” conclui o prefeito.


Criação de Unidade de Conservação está em estudo

No final de novembro, a cidade foi surpreendida com estudos para a proposta da criação de uma nova Unidade de Conservação (UC) abrangendo a região do Quiriri. Segundo os dados que foram tornados públicos pelo ICMBio, a área é de aproximadamente 26 quilômetros quadrados.

Os estudos preliminares indicam que a aprovação tornaria ainda mais restritiva a lista de atividades permitidas na região, podendo impactar diretamente o planejamento urbano e o desenvolvimento econômico.

Além disso, Joinville já conta com a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca, que abrange toda a porção noroeste da cidade e corresponde a aproximadamente 50% do território municipal. Esta APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, criada para proteger a biodiversidade e os recursos naturais da região, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento econômico e social da população local.

Recentemente, a Prefeitura fez atualizações no planejamento urbano e ambiental, incluindo a revisão do Plano de Manejo da APA Serra Dona Francisca, a atualização do Plano Diretor Municipal e a ampliação do perímetro urbano.

Se aprovada, a nova UC também vai impactar no território dos municípios de Campo Alegre e Garuva, em Santa Catarina, além de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná, totalizando mais de 320 quilômetros quadrados.

Prefeito Adriano Silva leva ao ICMBio manifestação contra estudo para nova unidade de conservação Anterior

Prefeito Adriano Silva leva ao ICMBio manifestação contra estudo para nova unidade de conservação

Após pedido de cirurgia, Moraes manda PF fazer perícia em Bolsonaro Próximo

Após pedido de cirurgia, Moraes manda PF fazer perícia em Bolsonaro

Deixe seu comentário