Mutirão de microchipagem de cães e gatos acontece neste sábado em Joinville |
Com um crescimento de 30% nos últimos dois anos, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o mercado das cervejarias artesanais tem hoje um papel importante no incremento da economia nas cidades brasileiras.Ciente dessa realidade, a Prefeitura de Joinville iniciou o projeto Nossa, que dará assistência técnica aos interessados em cultivar o lúpulo. As diretrizes do programa foram estabelecidas pela Portaria Nº 124/2020, assinada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, Caio Pires do Amaral.
Ingrediente primordial das cervejas artesanais, o lúpulo é ainda, em grande parte, importado. Contudo, seu cultivo não exige uma grande área e se enquadra no modelo da agricultura familiar. Com o projeto Nossa, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (Sama) oferecerá aos interessados em cultivar o lúpulo auxílios como assistência técnica, interpretação da análise de solo e orientação gerais ao produtor. Segundo o gerente de desenvolvimento rural da Sama, Carlos Alberto Noronha do Amaral, a secretaria já desenvolve um plantio experimental de lúpulo. "Temos 25 mudas e nossos técnicos estão estudando o desenvolvimento delas e gerando conhecimento para repassar aos interessados nesse tipo de cultivo, que tem um potencial econômico muito grande", explica Amaral.
O gerente explica que há diversas variedades de lúpulo e que algumas delas são propícias às condições climáticas de Joinville. "Ao visitarmos dois produtores aqui na região que já começaram o cultivo de lúpulo, constatamos que a planta se adapta muito bem a nossa região", comemora Amaral. O cultivo de lúpulo não é apenas destinado aqueles que desejam montar cervejarias artesanais. Com 1.209 estabelecimentos desse tipo registrados no Ministério da Agricultura, o Brasil tem uma crescente demanda por lúpulo, gerando oportunidade para os produtores desse ingrediente. "O objetivo do projeto, neste momento, é focar na produção do lúpulo, auxiliar o cultivo local. As cervejarias são algo pra frente", informa o gerente de desenvolvimento rural.
Deixe seu comentário