logo RCN

Joinville lidera geração de empregos formais em Santa Catarina

  • Foto: Divulgação -

Município destaca-se com mais de 9 mil vagas criadas em 2023

Joinville, um dos principais centros econômicos de Santa Catarina, registrou um desempenho notável no que diz respeito à geração de empregos formais em 2023, de acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com um total de 9.428 vagas criadas ao longo do ano passado, Joinville liderou o ranking dos municípios catarinenses que mais geraram empregos formais. Em seguida, aparecem Itajaí, com 6.262 vagas, e Florianópolis, com 3.679 vagas.

O setor de serviços foi o grande destaque nesse cenário, com um saldo impressionante de 7.512 vagas criadas, seguido pelo comércio, que gerou 948 vagas, e pela construção, com 529 vagas.

Para Cristina Nogueira, diretora executiva do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), o segmento de serviços liderou consistentemente, especialmente entre os profissionais liberais, tecnologia e mercado imobiliário.

Além disso, houve uma reação positiva na indústria, que registrou um saldo positivo de 429 vagas, contrastando com o saldo negativo de 2.167 vagas em 2022. Esse aumento na criação de empregos na indústria é um sinal promissor para a economia local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, destaca a diversidade e força da matriz econômica de Joinville como um fator crucial para esses resultados positivos. Ele ressalta o papel da empregabilidade na qualidade de vida e na economia ativa da cidade, comprometendo-se a continuar atraindo empresas para gerar mais empregos e renda.


Movimento da empregabilidade em Joinville

​Semanalmente, o Cepat oferece em média 600 vagas de emprego, sendo a maior parte relacionadas às áreas operacionais.

De acordo com Cristina Nogueira, é possível observar que a empregabilidade em Joinville segue uma movimentação por segmentos.

“Dentro da análise das vagas e do público-alvo que atendemos, percebemos o movimento da empregabilidade, em Joinville. Nos primeiros meses do ano, há um aumento de vagas ofertadas para a indústria, que mantém certa estabilidade ao longo do ano. A construção civil cresceu a partir de 2022 e começou a manter um posicionamento consolidado, desde então”, explica.

Em relação ao comércio, a diretora executiva do Cepat relata que o segmento apresenta aquecimento no final do ano. No entanto, em 2023, uma novidade marcou o setor: “No final do mês de outubro, alcançamos um número expressivo com 1119 vagas. Ao analisarmos, percebemos um aumento de vagas para as atividades de comércio, envolvendo áreas de cobrança, logística e vendas em geral.

Além da interface entre empresas e trabalhadores, o Cepat também atua na capacitação de profissionais de determinadas áreas.

Por meio de acordo de Cooperação Técnica com o Sindicato Indústria Construção Civil de Joinville (Sinduscon), o serviço oferece curso gratuito para trabalhadores do setor. Sob o mesmo modelo, o Cepat atua em parceria com a Companhia Águas de Joinville (CAJ) e oferece cursos para calceteiro e encanador.

Arrecadação de SC tem crescimento histórico e alta real de quase 17% em janeiro Anterior

Arrecadação de SC tem crescimento histórico e alta real de quase 17% em janeiro

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis Próximo

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

Deixe seu comentário