logo RCN
Coluna das Artes

Coluna das Artes

Jacobina: O retratista de mulheres - Elisa Silva

Apesar de ter cursado Artes Visuais na Escola Panamericana de Arte e Design em São Paulo, Jacobina é um artista autodidata ou, no mínimo, intuitivo, que misturando técnicas acaba por criar algo inédito e empolgante; ele pode mesclar até quatro tipos de técnicas distintas em um único quadro, como no caso de Frida Mix em que usou acrílica, carvão, giz pastel oleoso e colagem, tudo isso para criar uma explosão de cores e maravilhar o espectador.

Aliás, seu colorido é ímpar e atribui uma emoção calorosa às suas personagens. Como vemos na Frida Fauvista, obra em que utilizando bloco de cores faz alusão ao movimento fauvista, cuja essência era a utilização de grandes blocos de cores puras.

Seus retratos espelham o humano, em especial a alma feminina, que é retratada com toda sua força e fragilidade. Jacobina desenha os anseios femininos, tanto que foi convidado para participar de uma exposição sobre o empoderamento feminino.

Apaixonado por desenho, utiliza-se do linear para criar alguns dos seus retratos, porém só o linear não lhe satisfaz ele precisa do pictórico, do abstrato. Para este artista é necessário construir, descontruir para então nascer o novo - é assim que surgem seus quadros abstratos, outra linha de trabalho ao lado dos retratos. Ainda existem os nus, elaborados com perfeição.

Todo artista influencia e é influenciado por outros artistas, movimentos ou escolas, é fácil perceber a influência do fauvismo na cor, do cubismo na forma e até mesmo traços de um Modigliani tropical, mas tudo isso não retira a originalidade do trabalho deste grande artista contemporâneo.

No Brasil, após a semana de 1922, é correto chamar todos os artistas plásticos de modernistas. Contudo, essa definição não é suficiente para Jacobina, faz-se necessário uma definição tão inovadora como os quadros deste artista para classificá-lo. Será que em um breve futuro vamos ter um Jacobinismo?


Elisa Silva - especialista em História da Arte e autora dos livros " Paris sonho meu" e " Paris - Uma viagem impressionIsta"




COLUNA IMEDIATA Anterior

COLUNA IMEDIATA

15 de maio, data comemorativa ao Dia Internacional da Família Próximo

15 de maio, data comemorativa ao Dia Internacional da Família

Deixe seu comentário